quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Exportações alemãs recuam em Outubro - preocupação para todos

Se a Alemanha não funcionar bem a Europa - e nós - também não. "Valor é mais de duas vezes superior à queda estimada pelos analistas. Também as importações recuaram, pela segunda vez em três meses.
Exportações alemãs recuam em Outubro
As vendas ao exterior da maior economia do euro caíram, em termos ajustados à sazonalidade, 1,2% em Outubro, uma queda maior do que a esperada pelos analistas, que apontavam para uma cedência de 0,5%.
O recuo das exportações, anunciado esta quarta-feira, é acompanhado também pela cedência - em maior dimensão - das compras de Berlim ao estrangeiro, que tombaram 3,4%, na segunda queda em três meses. Este ritmo é três vezes maior do que o que se esperava.
Os dados hoje conhecidos sugerem a dificuldade do motor da economia europeia em arrancar de forma sustentada, tendo em conta a fragilidade do mercado chinês e de outros destinos emergentes.
O período temporal a que respeitam - Outubro - coincide com o primeiro mês completo depois de ter deflagrado nos EUA o escândalo da manipulação de emissões de gases pela Volkswagen.

De acordo com a Reuters o excedente comercial do país aumentou para 20,8 mil milhões de euros em relação a 19,2 mil milhões no mês anterior". (Paulo Zacarias Gomes)

Sem comentários:

Enviar um comentário