quarta-feira, 9 de setembro de 2015

(Sond/Aximage) Coligação ganha vantagem - um debate decisivo?!

Uma nova sondagem da Aximage coloca o Partido Socialista a descer 4,7 pontos percentuais face à última sondagem realizada em Julho, dando-lhe apenas 33,3% das intenções de voto. O valor mais baixo desde Setembro do ano passado, quando António José Seguro ainda era secretário-geral do partido
O mesmo inquérito conclui que a coligação PSD/CDS-PP subiu 1,1 pontos, com os partidos à esquerda do PS a registarem também crescimentos. No entanto, quem mais cresceu foi mesmo a abstenção.  
Há dois meses, o Barómetro Político da Aximage concluía que o PS reunia 38% das intenções de voto, muito ligeiramente à frente dos 37,8% da coligação do Governo. Agora, os resultados apontam para 33,3% para o PS e 38,9% para a coligação PSD/CDS. 
É a primeira sondagem desde que António Costa é líder do PS que coloca os socialistas atrás da coligação. Os 5,6 pontos que os separam são também a maior diferença entre as duas forças políticas desde Outubro de 2014, mês em que foi publicada a primeira sondagem com Costa como líder do PS e que lhe dava 40,2% dos votos.
Para os restantes partidos, o barómetro da Aximage também traz boas notícias. O PCP salta de 7,5% em Julho para 8,5% em Setembro, o Bloco de Esquerda passa de 4% para 4,6% e o Livre de 1,3% para 1,6%. Quanto ao Partido Democrático Republicano (PRD), também avança de 1,4% para 1,8%. 
A categoria que inclui "outros partidos", votos em branco e votos nulos também cresceu de 7,4% para 8,1%, assim como os "indecisos" (de 2,6% para 2,9%). 
De referir ainda que a abstenção também tem uma subida substancial, de 33,2% para 36,2%. A maior subida entre todas as categorias.



Avaliação dos líderes

Quando tomou posse como secretário-geral do PS, António Costa era, segundo a sondagem da Aximage, o líder político com melhor avaliação. Hoje é apenas o terceiro, atrás de Jerónimo de Sousa (o primeiro) e de Catarina Martins. Já Pedro Passos Coelho está a recuperar desde Março deste ano, aproximando-se de Costa neste barómetro (9,5% vs. 8,5%). Paulo Portas tem a pior classificação dos cinco líderes.

A sondagem de Setembro marca também a primeira vez que Passos Coelho ultrapassa António Costa na resposta à pergunta "quem tem mais confiança para ser primeiro-ministro?". Lidera agora a resposta a essa pergunta com 39,4% vs. 37,7% de Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário