segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Nicolau Santos - Entrada da troika em Portugal deve ser contextualizada

"O comentador de política nacional da Antena 1, Nicolau Santos, faz o enquadramento dos factos depois das várias trocas de acusações entre elementos do PS e PSD. (...) o pedido de ajuda aos credores internacionais começa com o chumbo do PEC 4, em 2011, com um conjunto de medidas "que poderiam evitar o pedido de resgate". Para o analista, esta "discussão" deve ser contextualizada com os factos que antecederam a entrada da troika em Portugal." (http://www.rtp.pt/noticias/pais/entrada-da-troika-em-portugal-deve-ser-contextualizada-diz-nicolau-santos_a858038) 
Ângela Merkel e Durão Barroso reagiram com frieza a Pedro Passos Coelho quando este decidiu chumbar o PEC IV, depois da Comissão Europeia, Banco Central e todos os Chefes de Estado e de Governo o terem aprovado dias antes. Sabiam todos que, assim, Portugal seria obrigado a pedir a intervenção externa. 
Essa foi uma oferta da atual maioria ao PCP e ao BE. Foi pena que eu e poucos como eu tivéssemos batalhado sozinhos para não deixar nesta cair no esquecimento esta realidade histórica. É ela que explica a entrada da Troika pela mãos PSD/CDS, obrigando então o governo de José Sócrates a pedir a intervenção externa.

Sem comentários:

Enviar um comentário