quinta-feira, 17 de setembro de 2015

BES, um Banco Novo e Mau com um Governo péssimo

O BES deu origem a dois banco, um Novo e Bom e outro Velho e Mau. Alguns dias antes do colapso o PR garantia-nos que tudo era BOM. O Governo, depois também nos garantiu que não teríamos de pagar o desmando de outros. Afinal, o que temos é um banco Novo e Mau que ninguém quer a não ser ao preço da chuva. Portanto, contrariamente ao que o Governo nos prometera, o problema foi empurrado com a barriga para 2016 e lá vamos ter de pagar novamente.

Recordo um extrato do que disse Pedro Santos Guerreiro - "(...) O BES usou o Panamá, a Suíça e a Líbia para financiar o GES à revelia do Banco de Portugal, contra credores do grupo e clientes do banco. Ricardo Salgado garantiu empréstimos à Venezuela sem que ninguém soubesse - nem sequer a sua própria administração. Houve esquemas "de financiamento fraudulento" através de obrigações nos últimos 15 dias. 
Havia administradores do BES a movimentar como queriam contas bancárias que supostamente serviam para pagar papel comercial. Suspeita-se que parte do dinheiro foi usado para pagar a alguns credores, favorecendo-os em detrimento de outros e em violação das ordens do supervisor. "

Sem comentários:

Enviar um comentário