"Pergunta
para queijo #1: O que é que alivia Cavaco, contraria Marcelo, vence Marques Mendes, dá pressa a Passos e levanta críticas de António Costa?
É a privatização da TAP.
É a privatização da TAP.
A
transportadora aérea está prometida ao consórcio de Humberto Pedrosa e David
Neeleman, mas o contrato que a promete ainda não é público - porque não
está ainda assinado. Essa será a razão, aliás, pela qual Neeleman ainda não deu
um ar da sua graça. Foi o único: o governo já explicou porque fez a escolha,
Humberto Pedrosa já mostrou orgulho por ter sido escolhido: “Eu sou o patrão
de que a TAP precisa”, disse ao Expresso.
Enquanto
não se sabe o que todos querem saber, vão-se sabendo pormenores pelo que os
jornalistas conseguem saber. Depois de terem sido explicadas as contas dos 354 milhões que são 10 milhões para o
Estado, contra avaliações da empresa de menos 274 e 512 milhões, e de se saber quando entra o dinheiro (até fim de 2016) e quando entram os aviões (até 2025), a TVI revelou ontem que o consórcio quer vender
depressa aviões da TAP para encaixar 100 milhões de euros e aliviar a
tesouraria. A notícia faz hoje a manchete do Jornal de Notícias, que também
teve acesso à proposta e a desnovela.
Pergunta para queijo #2: o que é que o Estado Português está a vender e o Estado brasileiro está a ajudar a comprar?
Pergunta para queijo #2: o que é que o Estado Português está a vender e o Estado brasileiro está a ajudar a comprar?
É
a TAP.
Na
proposta divulgada pela TVI e pelo JN, fica claro que a reestruturação do
passivo da TAP envolve o Estado Português na negociação, visando o
alongamento de prazos e o atraso dos reembolsos. Mas se o Estado Português está
ativamente na operação, outro Estado está passivamente nela.
Confirma-se que o Estado brasileiro, como o Expresso já tinha noticiado há um mês, apoia mesmo David Neeleman, através do poderoso banco estatal BNDES, que por acaso está envolvido no maior escândalo de sempre de corrupção no Brasil, o “Lava-Jato”. Faz parte da estratégia estatal de Dilma (o que já acontecia antes) apoiar a internacionalização de empresas brasileiras e também aqui será o caso. A proposta deixa-o claro: não é só dinheiro, é orientação. Ora leia:
Confirma-se que o Estado brasileiro, como o Expresso já tinha noticiado há um mês, apoia mesmo David Neeleman, através do poderoso banco estatal BNDES, que por acaso está envolvido no maior escândalo de sempre de corrupção no Brasil, o “Lava-Jato”. Faz parte da estratégia estatal de Dilma (o que já acontecia antes) apoiar a internacionalização de empresas brasileiras e também aqui será o caso. A proposta deixa-o claro: não é só dinheiro, é orientação. Ora leia:
“Estamos
extremamente satisfeitos com o elevado apoio, incentivo e orientação que
estamos a receber ao mais alto nível do Estado brasileiro”.
Com
apoios, entrada de capital e uma alteração de estratégia que passa por abandonar
as rotas para Oriente e virar tudo para Ocidente (o que leva a abandonar os
aviões A350 encomendados em prol de A330 de nova geração), o consórcio prevê transformar
os capitais próprios de mais 500 milhões negativos atuais para 2,3 mil milhões
em 2020. Bem diz o editorial do Económico: o diabo está nos
detalhes. E um deles é Fernando Pinto: fica na empresa, confirma o Negócios.
No
meio disto, ficámos a saber pelo Público que a TAP abriu um inquérito ao
piloto que organizou greve de maio. O alegado mentor da paralisação, agora suspenso,
é Paulo Lino Rodrigues.
Pergunta para queijo #3: o que transporta pessoas e o governo quer entregar depressa a privados? Sim, é a TAP, mas é também a Carris, o Metro de Lisboa e a Transtejo/Soflusa.
Dos
15 interessados que levantaram o caderno de encargos para a concessão da
Transportes de Lisboa (“holding” que agrega os três operadores públicos da
capital), é esperado que seis façam propostas vinculativas, noticia o DN. A
abertura de propostas será feita esta manhã. Fique atento ao site do
Expresso.
Pergunta para queijo #4: que dois homens estão em todas as notícias que leu até aqui, mesmo se não nomeados?
Pergunta para queijo #4: que dois homens estão em todas as notícias que leu até aqui, mesmo se não nomeados?
Sérgio
Monteiro e Humberto Pedrosa.
O
secretário de Estado dos transportes está liderar as últimas privatizações e
concessões que o governo está a fazer até às eleições. E Humberto Pedrosa não
só está no consórcio que venceu a TAP como deverá apresentar uma proposta hoje
para a Transportes de Lisboa. Conheça aqui o perfil do 15º homem mais
rico de Portugal." (Pedro Santos Guerreiro, in Expresso Curto)
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