No âmbito do Parlamento de Proximidade os deputados José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais deslocaram-se ao concelho de Nelas onde reuniram na câmara municipal presidida pelo edil Borges da Silva que fez uma síntese da atividade desenvolvida, das apostas ganhas e dos projetos para o futuro.
Relevou o controlo sobre a dificílima situação económica, herdada da gestão do PSD, com mais de 16 milhões de euros em dívida e apresentou a sua estratégia alternativa. De janeiro de 2014, aquando da primeira reunião institucional com os mesmos deputados, a situação evolui muito favoravelmente.
Hoje, depois de 18 meses de mandato, há mais 600 novos postos de trabalho, mais empresas e melhor futuro. A atratividade industrial e empresarial que conseguiu levar ao terreno tem dinamizado a economia local e proporcionado o regresso do concelho ao futuro.
No âmbito da estratégia rodoferroviária, defendeu a intervenção urgente na linha da Beira Alta de modo a auxiliar a competitividade das empresas, do transporte de mercadorias e, igualmente, o aumento de
passageiros. Sublinhou a importância do IC12 no âmbito de uma estratégia que liga a A25, desde Mangualde, ao IP3 sul, na interceção com Sta Comba Dão, corredor que tem mais de 2 mil camiões por dia, bem como o IC37 como via estratégica de ligação a viseu e à Serra da Estrela.
A ambição é incluir Santar no projeto das aldeias vinhateiras. A taxa de sucesso vai ser elevadíssima, porque o elevado número de equipamentos seculares existentes são um património raro que, globalmente, para além da produção de vinhos têm um dos mais fantásticos conjuntos de jardins, primorosamente conservados e trabalhados, que, naturalmente, vão viabilizar e materializar o conceito "Garden Village"
Complementarmente, Borges da Silva e a sua equipa insistem na capacitação do Centro de Estudo Vitivinícolas de modo a que se transforme num centro de Inovação, Investigação e Experimentação de excelência e possa ser um valor acrescentado estruturante para a qualificação dos vinhos do Dão.
Sem comentários:
Enviar um comentário