terça-feira, 14 de abril de 2015

Nelas - Deputados PS Viseu constatam visão com futuro e mais emprego

No âmbito do Parlamento de Proximidade os deputados José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais deslocaram-se ao concelho de Nelas onde reuniram na câmara municipal presidida pelo edil Borges da Silva que fez uma síntese da atividade desenvolvida, das apostas ganhas e dos projetos para o futuro.
Relevou o controlo sobre a dificílima situação económica, herdada da gestão do PSD, com mais de 16 milhões de euros em dívida e apresentou a sua estratégia alternativa. De janeiro de 2014, aquando da primeira reunião institucional com os mesmos deputados, a situação evolui muito favoravelmente.
Hoje, depois de 18 meses de mandato, há mais 600 novos postos de trabalho, mais empresas e melhor futuro. A atratividade industrial e empresarial que conseguiu levar ao terreno tem dinamizado a economia local e proporcionado o regresso do concelho ao futuro.
No âmbito da estratégia rodoferroviária, defendeu a intervenção urgente na linha da Beira Alta de modo a auxiliar a competitividade das empresas, do transporte de mercadorias e, igualmente, o aumento de
passageiros. Sublinhou a importância do IC12 no âmbito de uma estratégia que liga a A25, desde Mangualde, ao IP3 sul, na interceção com Sta Comba Dão, corredor que tem mais de 2 mil camiões por dia, bem como o IC37 como via estratégica de ligação a viseu e à Serra da Estrela.
Referiu, como área interesse estratégico, as Termas da Felgueiras, porque considera não só o seu prestígio reconhecido, mas também a possibilidade de se transformarem num ponto de encontro intergeracional, um novo conceito, onde  para além dos tratamentos tradicionais, existam ofertas que hoje mantém e estimulam a boa forma física e o bem-estar.
Depois fomos a Santar, visitámos um dos equipamentos de restauração de referencia, Paços dos Cunhas de Santar, um top consagrado no enoturismo, oficialmente reconhecido.
A ambição é incluir Santar no projeto das aldeias vinhateiras. A taxa de sucesso vai ser elevadíssima, porque o elevado número de equipamentos seculares existentes são um património raro que, globalmente, para além da produção de vinhos têm um dos mais fantásticos conjuntos de jardins, primorosamente conservados e trabalhados, que, naturalmente, vão viabilizar e materializar o conceito "Garden Village"
Complementarmente, Borges da Silva e a sua equipa insistem na capacitação do Centro de Estudo Vitivinícolas de modo a que se transforme num centro de Inovação, Investigação e Experimentação de excelência e possa ser um valor acrescentado estruturante para a qualificação dos vinhos do Dão.
Terminámos a visita no novo espaço Fidalgas de Santar Gourmet, na EN 231, em Casal Sancho que aposta "na vasta gama de vinhos do Dão, com destaque para os seus Fidalgas de Santar, e em diversos produtos endógenos, produzidos no concelho, como o mel, compotas e azeite”. 













Sem comentários:

Enviar um comentário