sexta-feira, 17 de abril de 2015

(DV Opinião) Viseu, até agora, quantos novos postos de trabalho?

Não há elefantes brancos?!!
O presidente da câmara de Viseu, numa entrevista a um jornal diário, esta semana, falou novamente sobre a obra que está a fazer deixando algumas considerações sobre o passado. Não consegui descortinar nada de novo a não ser o recurso a algumas subtilezas.
Respondendo a uma pergunta do jornalista sobre um eventual “excesso” do seu antecessor nas infraestruturas (percebi rotundas) respondeu:
“Por acaso, acho que Viseu não tem nenhum elefante branco, ao contrário de muitos concelhos por esse país fora. Honra seja feita ao meu antecessor, que foi fazendo investimentos em infra-estruturas sem criar elefantes brancos”.
Lembrei-me logo do Mercado 2 de Maio ou do célebre funicular onde foram esturricados mais de 5 milhões de euros, bem como dos 300 mil de despesa anual. Fiquei a saber que não se trata de um elefante branco. Eventualmente pode tratar-se de um mamute pardo. Dou a mão à palmatória. Também não posso, nem tenho a ambição de saber tudo.
Mais adiante, no que toca a investimentos, nova pergunta do jornalista: “Mas já captou investimento?” A resposta não poderia ser mais clara:
Há uma evolução. A Bizdirect e o hospital da CUF são resultado de uma dinâmica. Há muita coisa em "pipeline". Neste momento, tenho mais de 120 processos abertos. Mas tenho um princípio: só quando assino contrato, o torno público.” 
E pronto, evoluímos. A Bizdirect, tal como o hospital da CUF são de facto “resultado de uma dinâmica”, mas de terceiros, faltou dizer. No contexto, bem poderia ter acrescentado o investimento da Casa de Saúde. Não seria a primeira vez. Também é de terceiros e o tempo também é anterior a este mandato.
Mas se, eventualmente, não estamos de acordo em tudo, uma coisa é consensual. Vejamos: o facto de referir ter um “pipeline” com “muita coisa” (…) “mais de 120 processos abertos” e ninguém saber disso, o presidente da câmara justifica: “tenho um princípio: só quando assino contrato, o torno público.”  Ora aí está algo que é mesmo assim, tal e qual! Nunca ninguém se apercebeu que a câmara tivesse feito publicidade do que quer que fosse. Os que dizem o contrário é porque certamente andam distraídos!.
E até foi assim com a via-férrea, com a ligação de Viseu a Coimbra ou com as carreiras aéreas entre Viseu e Tires, mas que alguns dizem ser entre Viseu e Lisboa. Mais correto seria dizer “entre Viseu e Cascais”, porque depois é rápido, é só vir até Lisboa.
Não podendo falar neste espaço em todos os concelhos que tenho estado a visitar lembro aqui o último, Nelas. Foi nesta segunda-feira. O presidente também está a fazer o seu primeiro mandato, há 18 meses, mas a diferença relativamente às proclamações de outros é que aqui o investimento acontece e já estão a trabalhar mais 600 pessoas. E em Viseu, até agora, quantos novos postos de trabalho?
 DV 2015.04.15

Sem comentários:

Enviar um comentário