quarta-feira, 1 de abril de 2015

António Costa - Um novo ciclo no município e em Portugal

"Numa declaração emotiva, proferida nos Paços do Concelho, António Costa disse ter chegado o “tempo de fechar um ciclo e abrir um novo, no município e no país”.
E confirmou que será sucedido pelo vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, responsável também pelas pastas de Finanças, Recursos Humanos e Turismo, garantindo que, ao fim destes sete anos de gestão autárquica “rigorosa”, a “casa ficou arrumada”.
“Lisboa recuperou autoestima nestes últimos sete anos”, referiu, fazendo depois um balanço da sua gestão autárquica.
Lembrou, pois, que “sempre em contraciclo”, foram saneadas as finanças municipais e dinamizada a economia da cidade, introduziu-se rigor no planeamento e na gestão urbanística, houve investimento na educação, na cultura, nos direitos sociais, na qualidade do espaço público e na reabilitação urbana, e inovou-se na mobilidade e no ambiente urbano, na participação cidadã e na descentralização.
De seguida, garantiu deixar “o município em boas mãos, numa transição preparada e planeada”.
O autarca deixou um agradecimento aos lisboetas pela “confiança” e aos funcionários municipais, presidentes de Junta de Freguesia e vereadores: “A todos os que juntos temos feito Lisboa, muito obrigado”.
Recorde-se que António Costa foi eleito presidente da Câmara de Lisboa pela primeira vez em julho de 2007, conseguindo então seis mandatos (dos 17 assentos do executivo), que aumentaram para nove em 2009 e para 11 em 2013.
A sua presidência fica marcada pela reforma administrativa da capital (que reduziu as freguesias de 53 para 24 e transferiu competências para as juntas de freguesia), pela revisão do Plano Diretor Municipal, pelas alianças com independentes (os movimentos de José Sá Fernandes e Helena Roseta), pela transferência do seu gabinete para o Intendente (para incentivar a reabilitação da zona) e pela defesa do uso de bicicletas e da gestão municipal da rodoviária Carris e do Metro."

Sem comentários:

Enviar um comentário