domingo, 12 de abril de 2015

Amimage /CM/JN) - PS reforça (36,9%) e tem maioria sobre PSD/CDS

Correio da Manhã
António Costa continua como preferido para PM (42,7%), o PS recolhe mais votos do que a coligação (36,9%), e à exceção do PSD e do Livre todos os partidos descem e diminui a abstenção. O Governo está a negativos e o índice de expetativas dos eleitores desce sobre o seu desempenho desce pelo 2º mês consecutivo. JNegócios

"Depois de vários meses em queda, os dois partidos subiram nas intenções de voto No barómetro da Aximage de Abril. O PS continua à frente e com mais intenções de voto do que o PSD e CDS juntos. 
O Partido Socialista reforçou a liderança nas intenções de voto dos portugueses para as legislativas que vão decorrer no Outono, de acordo com a sondagem de Abril da Aximage, para o Negócios e Correio da Manhã, que também dá conta de uma subida do PSD e uma descida dos restantes partidos.
Depois de cinco meses em queda, o PS subiu para 36,9% em Abril, um aumento de oito décimas que dá ao partido de António Costa o melhor registo desde Janeiro. Já o PSD, que estava em queda há quatro meses, recuperou 1,6 pontos percentuais para 30,5%, regressando assim acima da fasquia dos 30%.
A subida nas intenções de voto dos dois maiores partidos portugueses foi conseguida à custa da descida da abstenção (desceu 2,8 décimas para 35,4%), mas também de quase todos os restantes partidos.
As intenções de voto no CDS desceram uma décima para 6%, a CDU caiu mais de um ponto percentual para 9,2%, o Bloco de Esquerda caiu meio ponto para 3,5% e o PDR de Marinho e Pinto continua a perder terreno, com mais uma queda de seis décimas para 3,8%. Só o Livre conseguiu subir em Abril, embora continue com um resultado reduzido (1,7%).
Apesar continuar com intenções de voto longe da maioria absoluta que pretende obter nas legislativas, António Costa consegue em Abril manter-se à frente dos partidos que apoiam o Governo. Somando as intenções de voto no PSD e CDS, os partidos da maioria continuam atrás do PS, que em Abril registou uma diferença de quatro décimas (36,9% contra 36,5%).  
A recuperação do PS não se reflectiu na avaliação que os portugueses fazem de António Costa, já que o líder do maior partido da oposição permanece com nota negativa (8,7). Ainda assim continua acima de Paulo Portas (subiu uma décima para 7,7) e de Passos Coelho (subiu uma décima para 6), que permanece com o estatuto de líder partidário com pior nota.
António Costa continua também a recolher mais confiança para desempenhar o cargo de primeiro-ministro. Ainda assim caiu uma décima para 42,7% em Abril e viu Passos Coelho aumentar duas décimas para 35,7%.

Na avaliação aos ministros, os portugueses dão nota mais negativa a quase todos (só Assunção Cristas tem positiva, apesar da queda para 11,7 em Abril), enquanto Crato e Paula Teixeira da Cruz continuam a ser os piores classificados (3,6 e 6,6 respectivamente). Já o índice de expectativas dos portugueses no Governo caiu em Abril pelo segundo mês consecutivo."

Sem comentários:

Enviar um comentário