quinta-feira, 19 de março de 2015

Acácio Pinto: o PSD tem "modelo ideológico VIP" para menorização da escola pública

Acácio Pinto, em nome do PS, assume em plenário da AR, a "celebração de um acordo estratégico para as qualificações" e acusa o governo e Nuno Crato de "sob a batuta ideológica" (...) "o sistema educativo foi e está a ser minuciosamente alterado com o objetivo de desqualificar e menorizar a escola pública e cercear a igualdade de oportunidades" na sociedade portuguesa.

"O PS acusou hoje o Governo de ter colocado em prática um modelo "ideológico VIP" na educação, visando a "menorização" da escola pública e prometeu que, se for Governo, promoverá um acordo estratégico para as qualificações.
Estas posições foram assumidas pelo deputado socialista Acácio Pinto na abertura de um debate parlamentar de urgência requerido pelo PS, subordinado ao tema "políticas públicas de educação e qualificação dos portugueses".
Acácio Pinto, deputado eleito pelo círculo de Viseu, disse que "sob a batuta ideológica" do ministro da Educação, Nuno Crato, "o sistema educativo foi e está a ser minuciosamente alterado com o objetivo de desqualificar e menorizar a escola pública e cercear a igualdade de oportunidades" na sociedade portuguesa.
Um "modelo ideológico VIP" que, segundo Acácio Pinto, produziu como resultados um aumento das taxas de retenção e de desistência nos segundo e terceiro ciclos do ensino básico.
"Mais de oito mil alunos abandonaram o ensino superior público e privado, e a formação de adultos caiu a pique, tendo mesmo sido inexistente nestes últimos anos por puro preconceito ideológico de Nuno Crato e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho", criticou ainda.
Se o PS formar Governo, de acordo com o deputado socialista, haverá um compromisso com o integral respeito da Lei de Bases do Sistema Educativo e "com uma escola pública inclusiva e promotora de sucesso".

"No respeito pela igualdade de oportunidades, valor maior que a educação deve servir, saberemos celebrar um acordo estratégico para as qualificações, saberemos melhorar a qualidade do serviço público de educação e saberemos desenvolver a tranquilidade às escolas e às comunidades educativas". (Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário