sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

(Opinião) CIM, na BTL, revaloriza a região Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está representada na BTL – Feira de Artesanato e Turismo, em Lisboa, e tem como objetivo promover os produtos regionais, os principais eventos e as realizações culturais. O stand da CIM foi organizado em colaboração com a Turismo Centro de Portugal (TCP)
É uma oportunidade para toda a região, porque desde responsáveis de negócios de 29 países, passando por visitantes até ao público em geral, poderão ser mais de 70 mil os visitantes que vão conhecer as nossas potencialidades.
As autarquias, em toda a comunidade, têm demonstrado uma grande preocupação em divulgar os seus produtos, trabalhar para a sua certificação, apostando no incremento da qualidade e nas condições que oferecem aos produtores. As economias locais têm tudo a ganhar com estas realizações.
Tondela, para além da vertente industrial, tem na ACERT ou nos museus do Caramulo, marcas culturais emblemáticas, tal como Viseu com o Teatro Viriato, o Conservatório Azeredo Perdigão, a Sé Catedral ou o Museu de Grão Vasco.
Em Sátão a aposta no míscaro tem sido um sucesso, tal como a maçã Bravo de Esmolfe em Penalva do Castelo, concelho onde o vinho e o queijo da Serra são igualmente produtos de excelência.
Se olharmos para Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Mangualde, Nelas, Carregal ou Mortágua, bem como para todo o conjunto de concelhos em Lafões, nomeadamente Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul ou Castro Daire, não deixaremos de nos surpreender, para além da gastronomia, com as potencialidades turísticas proporcionadas pelas realidades fluviais, espelhos de água e condições termais únicas. O mesmo pode dizer-se do património, da sua monumentalidade, ou de uma riqueza arqueológica inestimável.
A CIM, através do seu presidente, José Morgado, é o espelho do esforço que as autarquias estão a fazer para promoção dos seus territórios, pelo desenvolvimento da economia local e criação de emprego, travando uma longa batalha contra a desertificação que atinge quase todos os concelhos.
A colaboração com a TCP, presidida por Pedro Machado, tem sido frutuosa e saúda-se, também por isso, esta iniciativa da CIM que, na BTL, revaloriza a região Viseu Dão Lafões

DV 2015.02.15

Sem comentários:

Enviar um comentário