sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

(Opinião) Um 2015 de mudança e de confiança

Depositamos uma grande expetativa em 2015. Será, com as eleições legislativas, um tempo de mudança e uma oportunidade para redefinirmos o futuro coletivo. Exige-se, por isso, a participação ativa de todos. A resposta que viermos a dar ilustrará até que ponto estamos dispostos a experimentar um novo caminho, a procurar um reencontro com a esperança e a confiança.
Será aos líderes políticos, mais pela sua experiência e credibilidade do que pela proliferação de propostas, que competirá fazer com que voltemos a acreditar que é possível um futuro melhor e que esse combate, certamente intenso, ocorrerá simultaneamente, entre nós e na Europa.
António Costa e o PS estarão no centro de todas as atenções. É convicção geral de que uma alternativa a este governo passará inevitavelmente por eles. E são muitos os que a desejam, a avaliar pelas sondagens, mas ainda não é certo que isso chegue para a almejada maioria absoluta. O desafio é grande.
Creio que a atual coligação de direita pode consolidar-se numa candidatura única. A não ser assim, também a avaliar pelas sondagens, os estragos eleitorais para cada um dos partidos individualmente, PSD e CDS, poderão vir a ser enormes.
É verdade que uma corrida conjunta não é tarefa fácil. Negociar o número de lugares elegíveis para ambas as partes e fazê-lo no respeito pela igualdade de género levantará muitas tensões, mas candidaturas próprias terão, no meu ponto de vista, o mesmo efeito. O currículo deste governo é fracote e no íntimo de cada um é percebido assim.
A outra realidade a ter em conta neste rápido percurso, até setembro próximo, será a do papel que a justiça venha a desempenhar. Se 2015 se transformar num ano de casos, tal como aconteceu no segundo semestre de 2014, então cada dia poderá ser uma eternidade.
E se o inexistente segredo de justiça continuar com esse estatuto, então muito mais água correrá debaixo das pontes. E uma campanha feita neste contexto será mais desmobilizadora do que moralizadora para a participação do eleitorado.
Ninguém é inescrutável, incluindo a própria Justiça, os seus agentes e as polícias criminais. As sondagens também revelam números sobre estas realidades, infelizmente muito negativos, constatação que deve deixar preocupados todos aqueles que querem ver robustecidos os pilares da democracia. E, para isso, a confiança na Justiça e na separação de poderes é fundamental.
Resta-nos, pois acreditar que a responsabilidade de todos faça de 2015 o ano da mudança e da confiança.

DV 2014.12.31

Sem comentários:

Enviar um comentário