sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

(Opinião) Desta vez, o ator convidado foi Sérgio Monteiro

O secretário de estado Sérgio Monteiro afirmou em Viseu que a Refer está a analisar a proposta da Plataforma A25 (leia-se, câmaras PSD de Aveiro, Viseu e Guarda) que preconiza a ligação Aveiro-Salamanca. Segundo o próprio, acredita num entendimento entre os autarcas que consistirá num corredor novo entre Aveiro e Mangualde e, depois, a melhoria da atual linha da Beira-Alta ... “se houver dinheiro”, acrescentou.
Não era esta a solução encontrada há poucos meses pelos mesmos autarcas que, recordo,  tinham definido uma outra, a de um único corredor de raiz. Escrevi na altura que tal entendimento era positivo, mas não era novo, porque o governo anterior já assim o definira lançando mesmo o estudo da primeira fase entre Viseu e Celorico. E, no contexto dessa decisão, a ligação do porto de Aveiro à linha do Norte já fora  concluída e inaugurada.
Mantenho, pois, a defesa dessa tese e de que a prioridade de uma primeira fase é a da ligação Aveiro-Viseu envolvendo uma estação na nossa cidade. Quanto ao resto é tudo a “fazer de conta” neste “phasing out” do governo.
Isto, porque a tal dita proposta tem muitos anos e a única novidade é que o Governo e os presidentes de câmara das capitais da “Plataforma” são todos do PSD e nada tendo feito de novo querem deixar a imagem de um “coelho tirado da cartola”.
Depois, porque analisar o já analisado múltiplas vezes não ilustra quem faz tais “enfeites”. Por último, um clássico: deixar para o próximo governo, a poucos meses de eleições a ideia de que se não se fizer a seguir a culpa será sempre de quem estará e nunca de quem esteve e não realizou.
É neste mar de falsas expetativas, envolvendo também carreiras aéreas e a rodovia Viseu-Coimbra, que o PSD se movimenta. O dramático nem é a tentativa de recriar uma ilusão, mas sim a ideia de que os eleitores são destituídos e não percebem a “finta”.
Com tudo isto vamos a caminho de um ano e meio de câmara, com um novo executivo, mas resultados estruturantes para o futuro ou pilares que o façam acontecer continuam por aparecer resumido-se tudo ao “gabinete de comunicação e imagem” e à festa permanente.
As novas empresas ou indústrias continuam a instalar-se nos territórios vizinhos, resultado de uma política ousada dos seus autarcas (de vários partidos) com uma agenda para o crescimento e o emprego. E não é por isso que deixam de ter – e muito bem – a sua agenda cultural. Se lançarmos um olhar desde Tondela, passando por Mangualde e Nelas até, por exemplo, Cinfães será fácil constatar esta realidade. Os números falam por si.
Fica para memória futura mais um “instantâneo” da novela que a câmara de Viseu se alimenta. Desta vez, o ator convidado foi Sérgio Monteiro.
DV 2015.01.14”

Sem comentários:

Enviar um comentário