quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Andreia Coelho, um olhar sobre a atividade do PS Viseu

Foi uma das muitas intervenções na passada terça-feira, durante a Assembleia Geral de  militantes "(…) Muito falta ainda fazer, mas tenho que congratular o trabalho que vem sendo feito pela Vereação e Assembleia Municipal do Partido Socialista, bem como pelas Juntas de Freguesia e Concelhia.
Assim, cabe-me referir, que o ultimo ano foi para o PS um ano de propostas e de marcação da agenda política, em contraponto à maioria, para quem este mesmo período ficou assinalado, insolitamente, por uma oposição dura de Almeida Henriques a Fernando Ruas e por eventos de fachada.

Mas concretizando:
Um “ano de propostas”. Ficam alguns exemplos:
Candidatura de Viseu à Rede Europeia de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, celebração do Dia Municipal para a Igualdade, redução de coeficientes de localização, Gabinete de Apoio à Agricultura e ao Desenvolvimento Rural, campo de férias para crianças de famílias carenciadas, as 52 medidas para o Centro histórico.
Por sua vez, foi também um ano de “marcação da agenda política”, que se traduziu por obrigar a maioria à discussão e ou tomada de posição sobre matérias bem conhecidas.

 Concretizando:
GestinViseu, Políticas de Igualdade e Solidariedade Social, corredor ferroviário, ligação Viseu-Coimbra, linhas aéreas, reorganização do mapa judiciário, criação ou preservação de serviços, Centro Oncológico, reabilitação do parque escolar, transparência para o Centro Cultural Distrital, entre muitas outras.
Mas como contra factos não há argumentos, e tudo isto está mais do que documentado, pergunto ainda, a título exemplificativo:
Quem trouxe a público a estratégia para o crescimento económico e emprego, designadamente a Reforma fiscal municipal, com a definição dos espaços empresariais e respetiva oferta a preços de concorrência (trocar m2 por empregos)? Ou a transformação estrutural do Multiusos para captação de eventos de grande dimensão? Ou a introdução de regras e instrumentos para a equidade fiscal, designadamente, preços da água e programa de recuperação de alçados? Tudo isto é património do último ano do PS!
De realçar ainda, o nosso grupo parlamentar na Assembleia Municipal, que pela excelência das suas intervenções, tem sido considerado por muitos, como o melhor e mais ativo que o PS alguma vez teve.
O desempenho responsável dos vereadores e dos deputados municipais, como, aliás, a maioria já admitiu publicamente, é a tradução de uma atitude construtiva e constante de todos, de trabalho de proximidade, de muita informação, de muita atividade pública, de voz forte, é a tradução de um trabalho estratégico e de parcerias que tem sido desenvolvido com todos, com realce para a concelhia.

Agora, fica a advertência, para o bem e para o mal, o PS e os seus camaradas não podem andar distraídos.
É preciso dar mérito a quem o tem e dize-lo sem qualquer pudor, desde logo por uma questão de justiça, mas também cabe a cada um de nós, enquanto militantes, nos sentirmos empenhados e responsáveis, pelo futuro que queremos para o PS, até porque se calhar, muitas vezes, isso implica sacrifícios, profissionais e pessoais.

É assim necessário que as boas sementes frutifiquem, e para que tal aconteça só vejo uma hipótese, a futura história do PS Viseu tem que ser construída com o contributo de todos, e de uma vez por todas temos de assumir que o nosso único e verdadeiro adversário, não está cá dentro mas lá fora, e temos que o enfrentar, porque é ele que tem castrado o desenvolvimento socioeconómico do concelho e com isto frustrado os jovens e o empreendedorismo."

Sem comentários:

Enviar um comentário