quinta-feira, 16 de outubro de 2014

VISÃO - "Câmaras com a corda na garganta"

No distrito de Viseu pontificam na aflição máxima Lamego, Sta Comba Dão e Tabuaço. 

Quanto ao resto fala a Visão (Paulo Chitas) 
"Estradas esburacadas. Parques de skate às moscas. Operações às cataratas em Cuba. Centro cultural com salas para centenas de pessoas em localidade de 7000 residentes. A vida dos municípios mais endividados de Portugal é feita de muita parra e pouca uva
O trator está estacionado à beira de uma estrada perto do bairro de Vale Geão em Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra. Cai agora uma chuva miudinha que hoje já caiu mais forte. A viatura tem um depósito atrelado do qual saem mangueiras que o funcionário da Câmara Municipal coloca num depósito de cimento enterrado no solo. "Todas as semanas temos de vir aqui despejar a fossa", conta. "Em menos de uma semana, fica cheia." 
Neste local, que concentra os despejos de prédios no limite da vila, ninguém é desassossegado pela operação. "Mas há casas, nas aldeias, onde é necessário retirar a janela [sic] para colocar as mangueiras, atravessar a sala de jantar e limpar a fossa", assegura o trabalhador que faz a extração. 
Aqui, apenas 20% do município está coberto por esgotos - a maioria da população, até mesmo na sede do concelho, depende do trator da Câmara para a cíclica limpeza das fossas. Os que as têm  chegam a pagar mais pelo serviço do que os cinco euros mensais cobrados na fatura da água aos que têm esgotos."


Sem comentários:

Enviar um comentário