quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sond. (CM) Mais de 40% - "Costa arrasa e puxa pelo PS"

O PS ganha com mais de 40%, tem mais 6,7% do que a direita junta. Fica a 3% da maioria absoluta.

António Costa tem preferências para PM de 56,2% contra 31,1% de Passos Coelho e ultrapassa Jerónimo de Sousa pela 1ª vez em 12 meses. Marinho e Pinto e o seu partido desaparecem, o PCP baixa e o BE sobe. Boas notícias! 

"Socialistas sobem cerca de 9 pontos percentuais após eleições primárias, superando os 40%.São os primeiros efeitos do resultado das primárias do Partido Socialista (PS). 
Se as eleições fossem hoje, os socialistas venciam as legislativas com 40,2%, um valor superior à soma de votos do PSD e do CDS: 33,5%, segundo uma sondagem CM/Aximage realizada entre 1 e 4 de outubro. 
O autarca de Lisboa, António Costa, que é o candidato a primeiro-ministro e futuro secretário-geral do PS, também bate o chefe de Governo, Passos Coelho (PSD), na confiança para liderar o Executivo. O atual primeiro-ministro obtém 31,1% das preferências, contra António Costa, que merece 56,2%. A distância entre ambos supera os 25 pontos percentuais a favor do socialista. 
Pela primeira vez em 12 meses, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, é destronado do primeiro lugar na avaliação de líderes partidários. Costa ainda não é o secretário-geral socialista, mas já merece 13 valores. E o líder do PCP, a quem o autarca tem feito apelos de diálogo, perde pontos, baixando a nota para um ‘suficiente menos’ (9,7).
Passos Coelho ocupa o fundo da tabela, com 5,4 valores, e Paulo Portas, líder do CDS, não merece um resultado melhor do que seis valores. Notas negativas, apesar de tanto o PSD como o CDS não terem caído a pique nas intenções de voto entre setembro e outubro. Os sociais- -democratas perderam pouco mais de um ponto percentual. Porém, o CDS teve uma queda maior: 2,3 por cento. 

À esquerda, o PCP perdeu terreno, passando de 11,9 para 9,2%, o BE recuperou dois pontos percentuais (7,7%), e o PS cresceu nove pontos. 
Marinho e Pinto, que roubou votos ao PS nas europeias, só merece, para já, um valor residual de 1,1%, com a formação do novo Partido Democrático Republicano."

Sem comentários:

Enviar um comentário