segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Liceu Nacional de Viseu - Alunos de 1971 - 1º Encontro

Ao fim de 43 anos, uma equipa organizadora, muito especial, conseguiu juntar pela primeira vez dezenas de alunos de 1971 (3º ciclo) do Liceu Nacional de Viseu, atual escola Alves Martins.
O primeiro momento foi um "teste" à capacidade de reconhecimento e identificação, o recordar de caras, nomes, tudo muito próprio de quatro décadas de distância, embora estejamos todos em grande forma, quase na mesma -:)))) -:)))))
A manhã começou com uma visita ao nosso Liceu, orientada pelo inexcedível Augusto, funcionário responsável pela difícil, mas bem sucedida, missão. Reconhecemos cada lugar e de ada um vinha sempre à memória uma recordação. Biblioteca, ginásio, reitoria, secretaria, sala dos professores, recreio, laboratórios (...) tudo se modificou, para melhor.
O Liceu teve uma remodelação global, um investimento aproximado de 13,5 milhões de euros. (Tive o gosto de fazer a sua inauguração, como membro do governo, em 5 de outubro de 2010.
As alterações físicas introduzidas foram decisivas para um equipamento que teve de dar resposta  a mais de 3000 alunos, talvez cinco vezes mais do que em 1971. 
Tecnologicamente, a evolução é par do que melhor se faz em toda a Europa e a comunidade educativa bem pode ter orgulho nos meios que passaram a estar ao seu alcance.
O Liceu, hoje, tal como no passado, é uma escola de referência no país e todos aqueles que ali trabalham têm obtido dos seus alunos resultados muito gratificantes, com reconhecimento público. 
Do "nosso" tempo ficou a memória afetiva dos professores, do pessoal auxiliar, bem como da festa de finalistas, uma das mais reconhecidas no país, que contou com a participação do Pop Five Music Incorporated e o Xaranga Beat da Nazaré.
E ficou também a viagem de curso a Madrid e ao seu triângulo turístico. Para a poder fazer tivemos de realizar deslocações sucessivas, durante três dias, entre Viseu e Lisboa, à sede da António Maria Cardoso (PIDE) para obtermos a autorização necessária a um passaporte coletivo. Nunca nada estava completo ... éramos sempre "recambiados" para Viseu. Mas conseguimos!
Como nota, própria da época em que vivíamos, foi lembrada a impossibilidade de realizarmos um espetáculo com José Duarte (o que faz o programa 5 m de jazz) e Jorge Lima Barreto que, ao tempo, tinha a "Anar Jazz Band". Não tardou muito para que o nome "Anar" fosse considerado subversivo pelas autoridades locais. Os nossos convidados, à chegada, foram identificados pela polícia,  na saudosa estação de Viseu, o RIV cancelou o empréstimo de instrumentos e o espetáculo foi, assim, impedido.
Esta e outras memórias foram recordadas no almoço-convívio que se realizou no final, num conhecido restaurante da cidade, durante o qual todos contribuíram com as suas "histórias". Não faltaram fotografias d 1971, bem como as das famílias que se formaram, de filhos e netos. Vieram colegas de muitos pontos do país e ficou-nos a ideia de que no dia 10 de outubro de 2015, data do 2º encontro, seremos muitos mais.







Comissão Organizadora

Sem comentários:

Enviar um comentário