terça-feira, 26 de agosto de 2014

(PS) António Gameiro: Mais um mês e nova derrapagem das contas pública

"Vemos estes dados com grande preocupação. Olhamos para aquilo que o Governo disse e vemos que as expetativas hoje são muito mais baixas e diminutas que há um ano, há dois, há três. 
O Governo tem governado com maioria, sempre empobrecendo os portugueses, com políticas e normas jurídicas inconstitucionais (...)  PS António Gameiro

Análise - Só num mês, de junho para julho,  o défice aumentou mais de 1.600 milhões de euros, para 5.823 milhões de euros, com o défice primário superior a 1.200 milhões.

Bem pode o governo dizer mês após mês que a situação está controlada, porque depois vem o Banco de Portugal revelar que a divida pública não para de aumentar e já ultrapassa os 134% do PIB
  1. A quase totalidade das rubricas da despesa aumenta, e não só o pessoal, como o governo quer fazer crer.
  2. Os juros aumentam 8,6% e já atingem quase os 4,5 mil milhões de euros.
  3. A receita fiscal sofre desaceleração de 4,3 para 3,8%.
  4. O que continua a "ajustar" são as prestações sociais, gabando-se mesmo o governo (pág. 23) que a variação da despesa da Segurança Social se deve "sobretudo ao comportamento favorável da despesa com o sub desemprego “(-15,2%) ", sabendo os portugueses que mais de metade dos desempregados não recebe qualquer apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário