segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pergunta ao Governo: Construção da variante à EN 229 entre Sátão e Viseu

Os deputados do PS Viseu questionaram, mais uma vez, o ministro da Economia e do Emprego sobre a construção da variante à EN 229 entre Sátão e Viseu. Até hoje nenhuma resposta foi concludente, nenhum cronograma concreto foi assumido. O que se conhece do Governo são palavras proclamatórias, mas a  verdade é que em vez da obra temos uma situação na 229 está cada vez mais caótica.

"A EN 229 entre Viseu e Sátão é uma via completamente congestionada de trânsito, situação que atinge a rutura nos meses de verão, em que, entre estas duas localidades, diariamente, e nomeadamente durante a manhã e ao final da tarde, os condutores são confrontados com quilómetros intermináveis de filas.
Esta situação, de ‘engarrafamento’ permanente de trânsito, nada melhorou com as obras de requalificação do piso, de semaforização, e de traçado que foram levadas a cabo, pois também não era esse o objetivo, uma vez que esse passava pela construção de uma nova via designada de variante à EN 229 entre Sátão e Viseu.
O que é facto é que, pese embora o processo estar em curso desde 2011, com a avaliação ambiental já desenvolvida e concluída há cerca de dois anos, nada se sabe sobre atual estado da arte, que não sejam declarações avulsas e completamente incoerentes, por parte da tutela.
Por exemplo, a uma pergunta ao governo, sobre a situação desta nova ligação, colocada pelos deputados do PS de Viseu, em 21 de fevereiro de 2013, foi respondido pelo ministro da economia, em 18 de julho de 2013, que “a prioridade de materialização da ligação em causa encontra-se a ser avaliada no âmbito do Plano de Proximidade 2014”.
Já por seu lado o secretário de estado dos transportes, Sérgio Monteiro, segundo a comunicação social do mês de julho passado, disse que esta ligação deve contar com a participação das câmaras de Viseu e de Sátão e até dos agentes económicos, situação que causou estranheza uma vez que se trata de uma estrada nacional.
Ora, face ao que precede os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, vêm através de vossa excelência, senhora presidente, questionar o ministro da economia nos seguintes termos:

1. O governo tem a exata noção da situação caótica que se vive diariamente na atual EN 229 entre Viseu e Sátão e do constrangimento que isso provoca às pessoas e à economia da região?
2. O Plano de Proximidade 2014, a que aludiu o gabinete de vossa excelência na resposta aos deputados do PS, já está elaborado? E em caso afirmativo a construção da variante à EN 229 faz parte desse plano?
3. Qual é exatamente o conteúdo do modelo avançado pelo secretário de estado dos transportes, quando fala do envolvimento das duas autarquias e dos agentes económicos na construção desta ligação? Ou trata-se de mais uma manobra dilatória?
Em suma:
4. Qual o cronograma de execução da variante à EN 229 entre Sátão e Viseu?"


Acácio Pinto   José Junqueiro   Elza Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário