segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Boas notícias - Cessar-fogo assinado em Moçambique

O conflito entre Frelimo e Renamo, os dois maiores partidos do país, durava há mais de um ano. 
O Governo de Moçambique e a Renamo, principal partido de oposição, assinaram, este domingo, em Maputo, um cessar-fogo e a base de entendimento para o fim das hostilidades no país.
No final da 74ª ronda de diálogo, realizada no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o acordo foi anunciado pelo chefe dos observadores moçambicanos, o académico Lourenço do Rosário. Para trás ficou mais de um ano de negociações.
"Mandatados por Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique, e por Afonso Dhlakama, presidente do partido Renamo, [os negociadores das duas partes] declaram o cessar das hostilidades militares, em todo o território nacional com efeitos imediatos", declarou Lourenço do Rosário.
Já a 11 de Agosto, as duas partes tinham assinado três documentos essenciais para o fim das hostilidades militares que assolam o país há mais de um ano. Os documentos foram subscritos pelo chefe da delegação do Governo e ministro da Agricultura, José Pacheco, e pelo chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiana. 
Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), as duas partes comprometeram-se com um memorando de entendimento sobre os princípios gerais para o fim da violência militar, os termos de referência da missão de observadores militares internacionais que vão fiscalizar o fim das hostilidades, bem como os mecanismos de garantia de implementação dos acordos, que incluem a aprovação de uma lei da amnistia para actos criminais que tenham ocorrido durante o período de confrontação.
Afonso Dhlakama vive em lugar incerto, algures na Serra da Gorongosa, no centro de Moçambique, desde que o seu acampamento na região foi tomado pelo exército, em Outubro do ano passado, no contexto dos confrontos.

As hostilidades provocaram um número indeterminado de mortos e feridos na região da Gorongosa e em resultado de ataques de homens armados da Renamo num dos troços da principal estrada do país, na região centro moçambicana.

Sem comentários:

Enviar um comentário