terça-feira, 29 de julho de 2014

(Por Cílio Correia) Carta Aberta a António José Seguro

(Cílio Correia é médico, ex-presidente da FNAM, foi administrador, diretor clínico do Hospital Central Tondela-Viseu e candidato ao município de Tondela)

"Caro amigo e camada Tozé Seguro,
Deixa-me que te trate assim e que te dirija algumas palavras de apoio. Quero felicitar-te pela ousadia de teres promovido as “primárias” no PS, dizer-te que tens valor e dar conta da minha satisfação pela tua candidatura. Posso dizer que deposito em ti fundadas esperanças numa efectiva mudança.
Manifesto a minha opinião porque convém saber resistir mesmo quando nos apedrejam. Estamos no princípio duma longa caminhada que, ao contrário do que afirmam alguns, começa a 29 de Setembro. O Futuro confirmará.
Nas terras beirãs, donde sou natural e residente, diziam os mais velhos que todo burro come palha é uma questão de lha saber dar, mas para não lhe assobiarem para beber água!... Daí que o desencadear deste processo me tenha incomodado. Fazer política não pode ser uma forma de vender a alma. Não enobreceu quem o fez. Assemelhou-se mais a um acerto de contas. Lamento dizê-lo mas foi esta a minha convicção. Mais vale dizê-lo agora do que nunca, ainda que pareça que estou a citar um provérbio.
Em política, como na vida, temos que estar preparados para ganhar e perder. Não há vitórias nem derrotas antecipadas. Quem já se sujeitou ao escrutínio popular sabe que há momentos de desânimo, mas isso não mexe com as convicções. Também não comungo da ideia de que o mais fácil seja colocar um rótulo, mudar de embalagem... e, como que por magia, tudo se transforma e explica. A realidade diz-nos que vários dos problemas de hoje resultam das más soluções de ontem.
Em tempos de crise de valores e de princípios, nada como olhar para os exemplos éticos. Reconfortam-nos. Fazem-nos acreditar que é possível a mudança, apesar de sabermos que o "bota-abaixismo" se tornou numa “pós graduação” em muitas academias de vão de escada.
Prefiro, neste contexto, valorizar as palavras do poeta: o sonho comanda a vida e sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos duma criança!... Em política, não pode valer tudo. Há regras, princípios e valores a preservar na vida colectiva e institucional, sem negar o valor da singularidade individual para o seu enriquecimento.  
Podes contar com o meu apoio na convicção de estar a escolher alguém com capacidade, competência, experiência e riqueza humana suficiente e bastante para resgatar o País e os portugueses do pesadelo e sofrimento a que foram sujeitos nestes três últimos anos"
Canas de Santa Maria, 20 de Julho de 2014.
Do amigo e camarada,

Cílio Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário