sexta-feira, 18 de julho de 2014

(Opinião) Anda comigo ver os aviões, levantar voo…

As carreiras aéreas ficaram adiadas para 2015. O comboio para as “Calendas”. E a autoestrada Viseu-Coimbra esfumou-se. Estes são três exemplos, talvez os mais apelativos, do conhecido programa da autarquia “ViseuMupi”. É muito prático, não implica obra, cria uma miríade de ilusões e ocupa imenso a comunicação social.
A autoestrada Viseu-Coimbra foi a primeira experiência. O presidente da câmara deu-a como certa, com 85% de financiamento e sem portagens, como convinha. Na assembleia municipal teve mesmo honras de moção que até obrigou o PS a retirar, de uma outra que apresentou com as fontes de financiamento, as portagens que inserira no seu texto.
Volvido quase um ano todos sabemos que a promessa e as certezas do PSD foram substituídas pelo silêncio. Sempre se poupa nas portagens, dirá alguém da atual Maioria a quem nunca falta sentido de humor.
Quanto ao comboio, já apitou três vezes. Foi na campanha, depois numa reunião no norte, com Rui Moreira, e, mais recentemente, no encontro laranja da “Plataforma A25”. E o trajeto foi-se adaptando.
Primeiro era um grande investimento na linha da Beira Alta e uma ligação a Aveiro, depois, numa versão menos ambiciosa, a alternativa, era uma ligação de Viseu àquela linha e, por último, deverá ser, afinal, como sempre disse o PS, um corredor novo, que ligue Aveiro a Salamanca, com estação em Viseu.
A única coisa certa é que já tivemos comboio em Viseu e que tudo foi desmantelado, durante dez anos, por três governo do PSD, dois dos quais de maioria absoluta. Nem as camionetas de CP sobreviveram.
Por último, em matéria de aeronáutica, os táxis aéreos exigidos por Almeida Henriques, “in illo tempore” (lembram-se?), foram substituídos por uma carreira aérea que, de modo sinusoidal, levanta e aterra, múltiplas vezes, numa só viagem entre o norte e o sul. Foi pensada a pensar na comodidade da viagem, na segurança e, mais importante, na rapidez. E até, talvez, na coesão territorial.
Eis, senão quando, já com o “check in” feito, fui surpreendido pelo anúncio de que o primeiro voo ficou adiado para 2015. “ViseuMupi” é assim, um programa pleno de versatilidade. No entanto, há que não desesperar. Sempre podemos participar num interlúdio musical e ouvir os Azeitonas:Anda comigo ver os aviões, levantar voo”. Há coisas piores!

DV 2014-07-16

Sem comentários:

Enviar um comentário