domingo, 22 de junho de 2014

PS - Convocatória para a Comissão Nacional em Ermesinde

A CN do PS deverá apreciar: 1- "... procedimento de convocação de Congresso Nacional Extraordinário do Partido Socialista, antecedido de eleições diretas para Secretário-Geral"; 2 - " calendário e regulamentos eleitorais para a eleição direta dos presidentes de federação e delegados aos congressos federativos ...".


Breve nota sobre o Fórum Cultural de Ermesinde
Uma obra do futuro num edifício com história A “Fábrica da Telha”, como era vulgarmente designada, foi fundada e iniciou a sua actividade em 1910, sob a designação de Empresa Industrial de Ermesinde, dedicando-se ao fabrico de telha tipo marselha e tijolo vulgar. Nos anos 20 atingiu grande prosperidade através da acção do seu director, Augusto César de Mendonça. Esta actividade foi crescendo e novos parceiros foram associados, dando origem a um excelente exemplo da arquitectura industrial de inícios do século.
Em 1938, passa a Empresa Cerâmica de Ermesinde e aumenta o leque das produções, incluindo o grés na lista das suas matérias-primas, transformado em tubos, manilhas, botijas, vasos, tijolos e vasilhas refractárias.
Depois de passada a Segunda Grande Guerra, a empresa é adquirida pela Companhia das Fábricas de Cerâmica Lusitânia, antiga Fábrica Bessiére, com sede em Lisboa. Esta era uma das maiores, senão a maior empresa do ramo cerâmico no país. A sua produção incluía todos os itens já referenciados, assim como louças sanitárias, azulejos, mosaicos e ladrilhos em cimento. As suas 12 unidades fabris espalhavam-se um pouco por todo o país (Lisboa, Arraiolos, Alcarraques, Setúbal, Coimbra, Vila Franca de Xira, Porto e, obviamente, Ermesinde), assim como os depósitos de exposição e venda dos produtos.
Em 1995, este espaço decadente é adquirido pela Câmara Municipal de Valongo e, a 18 de Maio de 2001, é inaugurado o Fórum Cultural de Ermesinde.
Com o intuito de descentralizar a oferta cultural nas suas mais variadas vertentes, o Fórum é um espaço de produção e difusão artística, multifuncional, que se quer que seja o âmago da vida cultural da cidade.
O projecto cultural traçado para este equipamento – onde o novo atravessa o antigo, no ciclo perfeito do Saber – assenta no conceito de contemporaneidade. Paralelamente, o Fórum Cultural de Ermesinde preserva um testemunho do passado que ainda se mantém na memória dos habitantes do Concelho, contribuindo para a criação de uma história viva e construída por todos. (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário