quarta-feira, 7 de maio de 2014

(Expresso) Alemães falharam todas as contrapartidas nos submarinos

Hoje, pela manhã, tomaram posse os elementos que integram a Comissão de Inquérito aos Submarinos, assim conhecida na opinião pública. 
Na véspera surgiu a notícia que abaixo se transcreve e que, pelo seu teor, demonstra que já valeu a pena a iniciativa do PS. 
Talvez o silêncio que se abateu sobre o fundo do mar possa emergir com voz, bem distante de qualquer campanha eleitoral.
"Pedro Catarino, o último presidente da extinta Comissão Permanente de Contrapartidas, está disponível para ir ao parlamento tirar tudo a limpo. Houve uma tentativa sistemática por parte da empresa alemã Ferrostal de enganar o Estado português, admite o embaixador Pedro Catarino, o último presidente da Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC). 
Extinta em 2011, esta comissão controlava e validava a execução dos compromissos assumidos por todos os fabricantes de armas com grandes negócios no país. A Ferrostaal faz parte do consórcio alemão que vendeu dois submarinos a Portugal em 2004 por 820 milhões de euros e que assinou um contrato paralelo em que era obrigada a injetar 1210 milhões de euros em contrapartidas na economia portuguesa ao longo de oito anos." 

Sem comentários:

Enviar um comentário