O Governo pode continuar a fazer a propaganda que entender sobre o " tal país que está bem e onde só as pessoas estão mal", porque o INE dexa claro, infelizmente, que 2013 foi recessivo, que o volume de negócios e índice de produção na construção são negativos. O último trimestre de 2013, positivo, tem uma causa, diz o INE: advém da procura interna e, muito especialmente do consumo privado (supostamente pela devolução do subsidio de Natal) - ou seja, por mérito do Tribunal Constitucional e de quem suscitou a sua fiscalização.
- INE confirma que a recessão em 2013 foi de 1,4%. No ano passado o emprego retraiu-se 2,8%.
- O melhor trimestre de 2013 foi o quarto (com crescimento homólogo de 1,7%), em que o contributo mais importante advém da procura interna e, muito especialmente do consumo privado (supostamente pela devolução do subsidio de Natal):
- Índice de volume de negócios nos serviços apresentou, em janeiro, uma variação homóloga nominal de -1,8% (-1,2% no mês anterior).
- índice de produção na construção apresentou em janeiro de 2014 uma variação homóloga de -14,1%, o que compara com a variação de -14,5% observada no período anterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário