quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Constança Cunha e Sá "Empurrar com a barriga problema que nos vai cair em cima"

É sempre bom quando não estamos sozinhos. Escrevi ontem: A ida aos mercados tem-se revelado como uma espécie de "empurrar o problema com a barriga". De facto, contraem-se novas dívidas para um prazo ulterior, mas ficamos mais endividados, porque não há crescimento.
----------------------------------------------
"A comentadora política e jornalista, Constança Cunha e Sá, que falava ontem à noite na antena da TVI24, contrariou o otimismo do Executivo quanto aos resultados da emissão de dívida pública a 10 anos, assinalando que o Governo “está a empurrar com a barriga para a frente um problema que mais tarde ou mais cedo vai cair em cima de nós, porque isto [a dívida] não é pagável”.
 “Como é que o país paga uma dívida com estas taxas juro? Não é possível”. Grosso modo, a questão levantada pela comentadora política Constança Cunha e Sá sintetiza aquela que é a sua posição no que à emissão de dívida pública a 10 anos, realizada ontem, diz respeito.
No entender da jornalista, que falava na TVI24, a “dívida é insustentável”, sendo que “temos uma taxa de juro que ainda é muito alta”, isto, quando Portugal está, sensivelmente, a três meses de concluir o programa de ajustamento financeiro.
Assim, e em sentido contrário ao otimismo veiculado pela maioria governativa, Constança Cunha e Sá lembrou que “temos um défice e não é pequeno” e que “estas taxas de juro não são suportáveis”, pelo que se “está a empurrar com a barriga para a frente um problema que mais tarde ou mais cedo vai cair em cima de nós, porque isto não é pagável.”.

E, realçou ainda: “Toda a gente tem muito medo da reestruturação da dívida, mas ninguém consegue explicar como é que se paga esta dívida”(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário