sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Irlanda regressa aos mercados sem programa cautelar

Foi há três anos que a Irlanda pediu ajuda internacional. Recebeu um empréstimo de 85 mil milhões de euros. Tal como Portugal também os irlandeses tiveram que aplicar duras medidas de austeridade. 

Apesar das comparações a origem do problema irlandês é bem diferente do português. O país estava a braços com um grave problema, muito por causa do setor imobiliário. Os bancos encontravam-se afundados em dívidas e o Estado teve injetar dinheiro na banca. E não foi pouco: 46 mil milhões. Para receber a assistência financeira de 85 mil milhões, a Irlanda não escapou à austeridade.

Os salários foram reduzidos e a carga fiscal das famílias aumentou. A emigração voltou a crescer e o descontentamento também saiu à rua. Os empresários, de facto, sofreram menos. 
A Irlanda tem uma das taxas de IRC mais baixas da Europa: 12,5%. E sempre se recusou a subi-la. A Irlanda pediu o resgate cerca de meio ano antes de Portugal. Agora anuncia que a troika está quase a fazer parte do passado e que vai regressar aos mercados sem necessidade de um programa cautelar. 

Sandra Duarte/Paulo Jorge Silva/MIguel Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário