domingo, 4 de agosto de 2013

Marques Mendes diz que o SE Tesouro deve demitir-se

A "bagunça" continua. Ainda há dias tomou posse. Marques Mendes acha que o SE do Tesouro, Joaquim Pais Jorge deve demitir-se. Só negócios!!! - "Eu acho que ele devia tomar a iniciativa de sair pelos seus próprios pés. Ele devia ser convidado a sair do Governo, numa palavra. Eu acho que é mau para o próprio. E é mau para o Governo e mau para a democracia que esta pessoa esteja em funções e explico porquê. 
Não é só por causa dos swap, é por causa das PPP, que é um outro cancro do regime, a que ele também esteve ligado nos últimos anos. Comecemos pelos swaps, fazia parte há vários anos atrás de um banco estrangeiro que propôs ao Governo de José Sócrates os swaps para mascarar a dívida, as contas do Estado. É tipo Grécia, vigarice nas contas públicas nega. O Estado disse então que não.
Agora, este senhor fazer parte da sessão, e não interessa agora saber se ele esteve na reunião de apresentação desta matéria. Ele era o número 2 ou 3 ou 4 da banca, não é o porteiro. Não eram administrativo tanto sabia o que se passava e um banco propôs qualquer coisa de absolutamente inaceitável. E portanto há aqui um problema de incompatibilidade. Este senhor que tentou vender o banco de que fazia parte, quase autêntica vigarice. 
Então, como é que ele agora no Governo vai ter condições de autoridade e de credibilidade para moralizar o negócio dos swap. Quando ele, estando do lado privado, não foi um bom exemplo ou pelo menos a instituição que eu fazia parte. Mas mais ainda. Não há apenas um problema de incompatibilidade do próprio ou alguma incompatibilidade com o Governo. 
O Governo parece tem 2 pesos e 2 medidas, ou seja, o mesmo Governo que há meses despediu governantes, e despediu gestores, por terem comprado aos bancos swaps que não devia ter comprado é o mesmo Governo que agora mete dentro de si alguém que tentou vender ao Estado swaps que nunca se deveriam vender. Ou seja, isto é inadmissível. Se houvesse um bocadinho de memória, um bocadinho de coerência e de princípios evidentemente que este senhor tomava a iniciativa de sair."

Sem comentários:

Enviar um comentário