sábado, 3 de agosto de 2013

IRÃO - Um novo ciclo? Pelo menos será uma nova oportunidade

O clérigo Hassan Rohani foi eleito à primeira volta. É considerado um moderado, conceito que significa para nós algo diferente do entendimento iraniano. E tudo que seja mudança implica prudência máxima. Seria bom para o Irão e para o mundo que esta mudança fosse uma oportunidade para o aliviar de tensões máximas, para a paz. e para os direitos humanos.

"O clérigo Hassan Rohani, 64 anos, toma posse como presidente do Irão, sucedendo ao polémico Mahmud Ahmadinejad com a promessa de uma reaproximação ao Ocidente que permita aliviar as pesadas sanções económicas impostas ao país.

Considerado um moderado, pela experiência como negociador nuclear sob a presidência do reformista Mohammad Khatami e pelas críticas que fez ao conservador Ahmadinejad, Rohani prometeu uma abordagem “construtiva” ao Ocidente, assegurando no entanto que não haverá qualquer “rendição”.


A cerimónia de tomada de posse é presidida pelo guia supremo da República Islâmica, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei. No domingo, Rohani, eleito em junho, é investido pelo parlamento, dando início a um prazo de dez dias para apresentar o seu governo, que muitos analistas esperam ser essencialmente integrado por tecnocratas."

Sem comentários:

Enviar um comentário