terça-feira, 2 de julho de 2013

PS não desiste: quer IVA da restauração a 13% - 75 mil desempregados no último ano e meio.

O PS garantiu que "não descansará enquanto o IVA da restauração não descer para os 13%" e que no início da próxima sessão legislativa e na discussão do Orçamento para 2014 voltará a apresentar propostas neste sentido.
"Nós, logo que se inicie a próxima sessão legislativa, em setembro, voltaremos com toda a certeza a dar prioridade a este tema, se não o conseguirmos logo em setembro, teremos em outubro também a discussão do Orçamento do Estado para 2014 e esta questão vai ser novamente suscitada", afirmou o socialista Óscar Gaspar.
O assessor económico do PS falava aos jornalistas no final de uma reunião do secretário-geral socialista, António José Seguro, e da direção do partido com a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "Não descansaremos enquanto o IVA da restauração não descer para os 13%", assegurou Óscar Gaspar.
O membro da Comissão Nacional do PS referiu que "no último ano e meio foram destruídos cerca de 75 mil postos de trabalho" no setor da restauração e que "a AHRESP tem a informação segura de que se podem perder mais 30 mil postos de trabalho" até ao final do ano.
"Esta situação é inaceitável (...) o PS comprometeu-se hoje de que não deixará este tema pela importância que a restauração tem para a economia nacional e porque nos preocupam os postos de trabalho que podem ser perdidos", afirmou.
Interrogado sobre a posição do CDS-PP, que já defendeu a descida deste imposto no curto prazo, o socialista lembrou que a maioria chumbou na semana passada uma proposta do PS para reduzir o IVA da restauração para 13%.
"Uma coisa é a eventual retórica política, outra são os factos políticos. Na prática, quer nos diversos orçamentos, quer face a uma proposta muito concreta do PS, a verdade é que a chumbaram [a medida]", observou.

Gaspar referiu ainda que "é habitual" o Governo "reagir a diversas vozes", mas que a posição "tem sido de inflexibilidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário