sexta-feira, 10 de maio de 2013

Taiwan - José Junqueiro e a delegação parlamentar continuam reuniões com o governo.


8 de Maio - 9h- Reunião da delegação portuguesa na Sraits Exchange Foundation, com dr. Lin, Join-Sane, Chairman que explicou o objetivo geral desta entidade: diálogo e cooperação com a China continental, que tem uma entidade homóloga, trabalhando ambas no sentido da cooperação e paz. O dr. Lin, na oportunidade, reiterou a vontade de Taiwan em ter um centro de negócios português em Taipé e um do seu país em Portugal. Afirmou as boas relações entre Beijing e Taipei dando nota de 18 acordos já celebrados e 8 cimeiras realizadas.
10,30h - Reunião com a Vice-Presidente da Assembleia Legislativa Yuan, Ms. Usou-chu Hung. Para além de muito conhecedora dos laços históricos que enquadram Portugal e a "Ilha Formosa", o  discurso  inseriu-se numa mensagem comum a todas as entidades com que a delegação trabalhou: o desejo de um centro de negócio português em Taiwan. A necessidade de promover Taiwan como destino turístico e de negócios em Portugal é uma realidade que funciona nos dois sentidos e na qual a economia portuguesa teria muitas oportunidades, sobretudo num momento de combate à crise profunda em que vive.
14,00h - Encontro com o ministro dos Assuntos Económicos, Tong, I-Min. Explicou a estratégia de desenvolvimento assente na educação, na investigação, na alta tecnologia e na construção de um ambiente verde e sustentável. Lembrou que neste momento entre Taiwan e a China continental há mais de 600 voos semanais e milhares de jovens chineses que vêm estudar para Taipei.
Citou, sobre este último aspeto, o progresso nos veículos elétricos e a capacidade de recargas rápidas. Essa tecnologia já está ao alcance. Foi referido o esforço português neste domínio, a rede nacional para abastecimento de veículos elétricos, bem como no investimento nas energias renováveis.
As oportunidades de relação com Taiwan, sobretudo num momento de crise europeia, constituiriam uma excelente oportunidade para ambos os países. É um objetivo que deve ser conseguido, passo a passo, mas é necessário dar o primeiro através de uma instituição comum, recíproca, promotora de negócios. 

Sem comentários:

Enviar um comentário