terça-feira, 7 de maio de 2013

Taiwan - Taipé (Ilha Formosa) - desenvolvimento, educação, investigação

Taiwan - é do tamanho do Alentejo, mas tem mais do dobro da população portuguesa, 23 milhões de pessoas. Já faz parte da OMC.
Fui, com a delegação portuguesa que lidero, visitar o Hsinchu Science Park. Nasceu do nada. Hoje tem 1342 ha, 485 indústrias de alta tecnologia, emprega 151 276 pessoas, gera um valor anual (2012) de 36 biliões de dólares e tem seis áreas privilegiadas: circuitos integrados, telecomunicações, optoeletrónicos, maquinaria de precisão, PC& periféricos e biotecnologia.
Tem incentivos fiscais com taxas mais baixas do que os USA, Japão, China...oferece 2/3 de formação "on-Job training" aproveitando os jovens talentos ... investe na sustentabilidade ambiental como fator importante na economia nacional ... desenvolve parcerias internacionais, produz e comercializa os seus produtos ... faz Inovação ... 
Todo o enquadramento oferece aos que ali trabalham - tem três zonas físicas distintas na ilha - todas as condições de acesso e vida geradoras de emprego e produtividade máximas. O desemprego não chega a 5%. Portugal nunca quis abrir, como quase todos os países europeus, uma representação permanente. A Espanha está lá. Dá que pensar!

Sem comentários:

Enviar um comentário