quarta-feira, 24 de abril de 2013

TVI - Constança CS - Medidas para o crescimento? Ao fim de 2 anos?

Medidas para o crescimento - É muito estranho que o governo tenha acordado para o crescimento e economia ao fim de 2 anos. Acha que é uma encenação, que antecipa o próximo CM que prepara os cortes na despesa. Há coisas que são positivas mas vêm atrasadas, outras que não se percebem muito bem:
  1.   O ME diz que só agora foram apresentadas porque primeiro se fizeram reformas estruturais, o que é falso; e as poucas que se fizeram, vê-se o resultado (Lei das Rendas)
  2. ·         Quanto ao financiamento pela CGD, o governo só se pode queixar de si próprio (e quando o governo dizia que havia financiamento à economia).
  3. ·         O Banco de Fomento e a sua articulação com os bancos comerciais, não se percebe muito bem.
  4. ·         As famigeradas linhas de crédito, muito fáceis de serem apresentadas, aparecem novamente.
  5. ·         Não se percebe porque havia projectos parados há 12 meses.
A oposição faz uma crítica que tem razão de ser (para além do problema de financiamento), que haver um problema de procura interna e nesse aspecto não foi tomada nenhuma medida, nomeadamente, uma que era de elementar bom senso, a descida do IVA para a restauração.

É um conjunto de boas intenções e de medidas piedosas, como aliás o PS está farto de fazer (e algumas delas são repescadas e são agora incluídas); o governo chegou ao fim da linha e está a tentar sobreviver, sabendo que ainda vai ter que fazer os cortes de 4 mil milhões, ensaiando uma suposta mudança de discurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário