segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Marcelo, Cavaco, o TC e a "Gelatina Política"

MARCELO diz que CAVACO Precisava de recuperar espaço com os portugueses. À crise política disse: não. Correr com a troika: não. Segundo resgate: não. Mas, por outro lado, só austeridade por austeridade: não. 
Falou em espiral recessiva. Por outro lado também há que exigir mais coisas à Europa. Ficou ali na linha intermédia. Na mesma linha que achou que ficava com a promulgação do orçamento, mas pedindo fiscalização sucessiva ao TC. 
É primorosa a sua entrevista ao Expresso. É muito boa na explicação da sua governação, na resposta ao que está a fazer, quando o acusam de não estar a fazer nada. Só que esperava que levantasse a questão das pensões. 
Ele optou por não fazer fiscalização preventiva para não penalizar o Governo. Porque é que não pediu urgência na fiscalização do TC? Não percebo porque é que há dois pontos que acrescenta: subsídio de férias funcionários e o subsídio de férias dos pensionistas. Como é que há 1 ano não era inconstitucional cortar dois subsídios e agora é inconstitucional cortar um. Como é que há um ano não era inconstitucional o corte nos pensionistas e agora é?
Nisso o PS tem mais lógica no seu pedido. Levanta as mesmas questões mas depois acrescenta: problema não é só corte do subsídio de férias, é isso somado às notificações do IRS. Agora vamos esperar pelo PCP e BE que só entregam amanhã. Gostaria que até ao fim do mês estivesse tudo decidido, como defende Jorge Miranda, mas não me parece. 
Há 7 juízes que votaram inconstitucional há um ano que estão no tribunal, as pessoas não se podem esquecer. Isso é a maioria. Olhando para o voto dos juízes e não sendo fácil voltarem a fazer o mesmo, acho que há matéria para entenderem que aqui há um equilíbrio maior do que no ano passado. Não é impossível que haja uma maioria que possa dizer que este ano a situação é diferente. Ter deputados da maioria a dizer que a inconstitucionalidade pode fazer cair o Governo é de uma falta de inteligência enorme. O que está em causa aqui é o princípio de igualdade. Tem de haver uma sensatez da parte do Governo e maioria e nos argumentos que utilizam. 
O TC pondera, conhece a realidade, sabe que temos a troika a pedir para cortar 4 mil milhões. Estes acontecimentos vão coincidir, o que não é bom. O Governo não vai cair com uma decisão do TC, é evidente.

Síntese - Marcelo acusa os deputados do PSD de "uma falta de inteligência enorme", diz que a entrevista de Cavaco ao Expresso "é primorosa", diz que "precisava de espaço", mas depois asfixia-o atirando-se ao Presidente dizendo que "é inconsequente" por ter invocado os subsídios dos funcionários públicos e pensionistas e reforça o ataque elogiando o PS dizendo que "tem mais lógica o seu pedido", mas não resiste em fazer pressão sobre o TC para não declarar nenhuma inconstitucionalidade, defendendo o governo que, ao mesmo tempo, diz ser mau. Grande Marcelo: "Gelatina Política" -:))-:))

Sem comentários:

Enviar um comentário