quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO - SINAIS da década, perdida?


Hoje foram divulgados os resultados do TIMMS e do PIRLS 2011. Aqui encontram um breve resumo.
Vale a pena perceber o que se passou entre 1995 e 2011 na matemática para os alunos portugueses do 4.º ano (ver gráfico; Portugal nao participou nos estudos de 1999, 2003 e 2007). Sem os milagrosos exames no fim do ensino básico que este governo instituiu, o país passou de um dos últimos classificados em 1995 para um honroso 15.º lugar em 50 países agora; no universo dos países da União Europeia, está em 7.º. Para um dos países mais pobres e com níveis de escolarização das famílias mais baixo da União Europeia, parece-me um resultado excelente.
Depois, com tempo, escrevo mais sobre estes relatórios.
Vale a pena também perceber onde está a Suécia, a "menina dos olhos" dos liberais. Pois bem, está em 26.º lugar, com 504 pontos. Ou seja, é o primeiro país da segunda metade da tabela.
Mais interessante do que isso é tentar perceber como evoluiu nesta década e meia. Nos alunos do 4.º ano isso não é possível, uma vez que a Suécia antes só havia participado no estudo imediatamente anterior, o de 2007 (o resultado foi de 503 pontos). Mas podemos ver essa evolução nos alunos do 8.º ano (os alunos portugueses do 8.º ano não participaram). E é esta:
No que diz respeito a resultados, acho que ficamos conversados quanto à "revolução sueca" na educação
Nota -  -  
Mais sinais da "década (e meia) perdida" na educação por Huaogo Mendes, no twitter de João Pinto e Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário