quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O GOVERNO FOI-SE? META DO DÉFICE PORTUGUÊS EM RISCO


AFINAL, O QUE É PRECISO MAIS PARA PERCEBERAM QUE ARRUINARAM TUDO?  Bruxelas alerta o governo sobre a insuficiência das políticas e dos resultados ... E o terreno orçamental, a dívida pública vai estabilizar em 2013 nos 123,5%, o que é a pior marca da UE depois da Itália e Grécia. Os juros da dívida que o país tem de pagar anualmente não param de aumentar e chegarão a 5% em 2014. PASSOS COELHO E PAULO PORTAS TÊM DE SE EXPLICAR!
Luís Rego em Bruxelas   07/11/12 
"Comissão Europeia espera que o governo congele alguns projectos de investimento e antecipe medidas do OE/2013.
A meta de 5% de défice orçamental para este ano está em risco, avisou hoje a Comissão Europeia. Neste quadro, o governo vê-se obrigado a "antecipar algumas medidas do Orçamento para 2013" e "congelar" investimento. E mesmo assim pode não ser suficiente, avisa a Comissão Europeia nas previsões económicas do Outono, hoje divulgadas.
Isto porque há o risco da operação de concessão da ANA (Aeroporto) pode não ter efeito positivo no défice. Ainda assim Bruxelas confia na capacidade do governo para encontrar uma solução e mantém a previsão de 5% de défice para este ano, bem como de 4,5% para 2013 e até 2,5% para 2014: tudo tal qual foi estipulado com a Troika na quinta avaliação do programa de ajustamento.
"Para o resto do ano, o governo está a tomar medidas adicionais para restringir o défice de 2012 a 5% do PIB, incluindo um congelamento de alguns projectos de investimento ainda não iniciados e antecipando algumas medidas do orçamento para 2013", explica Bruxelas no relatório das previsões.
Até ao momento, o governo já anunciou a proibição de novos compromissos de despesa e também a antecipação do aumento de tributação de património e dividendos previstos no OE/2013.
A Comissão alerta para "possíveis atrasos na implementação destas medidas adicionais" e lembra que "a classificação da venda da concessão do aeroporto como uma medida de redução de défice pelas autoridades estatísticas" não está garantida, constituindo um "risco à baixa" nesta previsão. O governo ainda não anunciou alternativa para este cenário e tudo indica que vai avançar com a operação, ganhando tempo para encontrar solução.
No terreno orçamental, a dívida pública vai estabilizar em 2013 nos 123,5%, o que é a pior marca da UE depois da Itália e Grécia. Os juros da dívida que o país tem de pagar anualmente não param de aumentar e chegarão a 5% em 2014."

Sem comentários:

Enviar um comentário