terça-feira, 9 de outubro de 2012

DEPUTADOS PS ACUSAM GOVERNO PELA DESAGREGAÇÃO DA ECONOMIA REGIONAL


Síntese - JOSÉ JUNQUEIRO E ACÁCIO PINTO COM DURAS CRÍTICAS À ECONOMIA - o crescimento meteórico do desemprego tem uma explicação, sobretudo no interior: cortes radicais de todos os incentivos fiscais, juros mais elevados das Europa para as PMEs, IVA máximo no gás, luz, restauração, corte nos vencimentos dos trabalhadores em geral, falta de linhas de financiamento à economia, corte das isenções nas portagens, descontrolo no preço dos combustíveis ... e apontam o dedo ao ministro e secretários da economia que tendo a sua origem no interior DESPREZAM O PAÍS e DESAGREGAM O PRÓPRIO INTERIOR!

O deputado socialista José Junqueiro, eleito por Viseu, acusou hoje Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, e Almeida Henriques, secretário de Estado da Economia, de serem responsáveis pela "desagregação do interior do país".
Numa conferência de imprensa onde também esteve o deputado Acácio Pinto, José Junqueiro focou as acusações nestes dois elementos do governo de Passos Coelho por terem "especiais responsabilidades" pelas áreas que tutelam e pelo facto de serem naturais do distrito de Viseu, onde as suas políticas estão a ter "especial impacto negativo".
Deu como exemplo os últimos números do Instituto Nacional de Estatística (INE) que apontam para "um crescimento de 28 por cento de desempregados em relação ao ano passado", sendo atualmente mais de 22 mil no distrito de Viseu.
Os deputados do PS apontaram ainda as baterias à área dos transportes, dando como exemplo a empresa JLS que, como a Lusa noticiou na semana passada, está a preparar a deslocalização da sua sede para Paris, deixando 95 por cento dos seus 250 funcionários, em risco de desemprego.
A JLS refere a questão das portagens nas antigas SCUT (sem custos para o utilizador) A24 e A25 como um elemento preponderante no "empurrar" da empresa para a deslocalização, aproveitando um investimento de oito milhões de euros na periferia da capital francesa.
José Junqueiro, fazendo sempre questão de referir o "processo de desagregação" do interior do país, acusa o ministro Santos Pereira e o seu secretário de Estado, Almeida Henriques, apontado frequentemente como candidato do PSD à câmara de Viseu em 2013, de "não terem qualquer sensibilidade" para o que está a acontecer.
E dá o exemplo das Pequenas e Médias Empresas (PME) situadas no interior que, apesar de "todas as dificuldades", acusa Junqueiro, "pagam os juros mais elevados da Europa".
"Exigimos a estes dois viseenses para o distrito o mesmo que para todo o interior do país: que ponham fim aos efeitos da nefasta austeridade completamente cega nas economias regionais", disse ainda Junqueiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário