O presidente francês propôs esta semana aos chefes de Estado europeus, antes da cimeira em Bruxelas dos dias 28 e 29,
medidas de crescimento "com efeito imediato" avaliadas em 120 mil milhões de euros, revela hoje a imprensa.
O "Journal du Dimanche" alega ter tido acesso a uma cópia de um documento de 11 páginas intitulado "Pacto para o Crescimento na Europa" que terá sido enviado na quinta-feira por François Hollande a vários dirigentes europeus, entre os quais a chanceler alemã Angela Merkel.
Hollande apresenta no documento as suas propostas de relançamento da economia, que passam especialmente por grandes projetos nas áreas das energias renováveis e biotecnologias. "Medidas de crescimento de efeito rápido, avaliadas em 120 mil milhões de euros, deverão ser decididas pelo Conselho Europeu de junho", escreve no documento o presidente francês, citado pelo "Journal du Dimanche".
Para Hollande, as medidas "deverão ser desenvolvidas antes do final do ano, designadamente com a criação de uma taxa sobre as transações financeiras. Elas deverão ser acompanhadas de medidas em prol do emprego, que beneficiem antes de mais os jovens".
Os 120 mil milhões de euros poderão vir de três fontes, explica o "Journal du Dimanche": 60 mil milhões do Banco Europeu de Investimento, 55 mil milhões de fundos europeus estruturais e 4,5 mil milhões de empréstimos lançados em conjunto por vários países europeus para financiamento de grandes projetos de infraestruturas da região (proposta lançada por Hollande na sua campanha
Sem comentários:
Enviar um comentário