terça-feira, 1 de maio de 2012

SIC - MIGUEL SOUSA TAVARES COMENTA O PEC e DÁ RAZÃO AO PS

Miguel Sousa Tavares (resumo)
Síntese - Documento de Estratégia Orçamental, o nome que o governo dá ao PEC: Um ano depois, a historia repete-se (apresentação do PEC IV), com mesmos protagonistas mas com as posicoes invertidas; governo não consultou oposição e PS tem razão quando diz estar perante facto consumado... Actualização do IMI (como forma de subir receita fiscal) é uma bomba relógio que vai afectar muitos portugueses, podendo ser a linha na areia para a tensão social.

Crescimento da economia retoma por volta de 2015 é (aparentemente) boa noticia mas ponto a partir do qual haverá recuperação é muito abaixo daquele em que estamos. Estratégia do governo conduz ao empobrecimento rápido da economia, o que lhe traz as maiores duvidas (até na Europa e para Merkel essas duvidas são já visíveis).

(Eleicoes francesas): Podemos ter (com Hollande) uma Europa ligeiramente diferente; embora não acredite que leve até ao fim todas as suas promessas, alguma coisa vai mudar.

Outro sinal importante poderá vir da Grécia, caso consiga um governo capaz de cumprir o pacto com a troika. (Polémica Bastonário/MJ): Marinho Pinto veio agitar águas pantanosas na justiça portuguesa mas tem desbaratado algum capital de simpatia que criou junto da opinião publica, com declaracoes que o descredibilizam
Actualização do IMI (como forma de subir receita fiscal) é uma bomba relógio que vai afectar muitos portugueses, podendo ser a linha na areia para a tensão social.

Sem comentários:

Enviar um comentário