segunda-feira, 21 de maio de 2012

CAVACO ESPERA QUE "ESPÍRITO" DE CRESCIMENTO JÁ TENHA CHEGADO À TROIKA!

 Questionado se espera que as conclusões do G8 já possam influenciar a nova avaliação da ‘troika' sobre a situação portuguesa, que começa esta semana, Cavaco respondeu com otimismo.
"Face a tudo o que tenho dito e escrito, só posso congratular-me com a declaração do G8, quando ela sublinha a importância de conciliar a consolidação orçamental com políticas, ao nível dos grandes blocos mundiais, no sentido de mais crescimento económico e mais criação de emprego", afirmou Cavaco Silva em declarações aos jornalistas, à margem da visita de Estado que efetua até terça-feira a Timor-Leste.
Questionado se o Governo tem promovido de forma suficiente essas políticas de crescimento, o chefe de Estado salientou que o sinal tem de vir primeiro da União Europeia e dos países com excedentes orçamentais.
"Estou convencido que o Governo português está tão interessado quanto eu a e a generalidade dos portugueses em ter os meios e oportunidades para reforçar políticas de crescimento económico e criação de emprego", começou por dizer.
No entanto, para Cavaco Silva, "o passo importante nesta fase terá que começar por ser dado na União Europeia e também por aqueles Estados membros que, tendo ‘superavits' nas contas externas, devem conduzir politicas mais expansionistas" de forma a beneficiar as importações de países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia.
"O mais importante é que a UE como um todo adote políticas que conduzam ao crescimento económico na Europa e que, dessa forma, Portugal possa beneficiar de um aumento das exportações e do turismo e, ao mesmo tempo, sejam influenciadas as diferentes entidades que dialogam com o governo português, como a chamada ‘troika' (porque todos os membros da ‘troika' estão presentes no G8), para que tragam para Portugal esse espírito que recomenda a conciliação orçamental com a disciplina financeira", defendeu.
Questionado se espera que as conclusões do G8 já possam influenciar a nova avaliação da ‘troika' sobre a situação portuguesa, que começa esta semana, Cavaco respondeu com otimismo.
"Espero que ela [troika] já esteja impregnada por esse novo espírito (...) Com certeza que as mensagens já devem ter chegado à União Europeia, Banco Central Europeu e ao Fundo Monetário Internacional", disse.
Os líderes do G8 manifestaram sábado o objetivo de potenciar o crescimento e o emprego, de modo a revitalizar a economia, mesmo admitindo que "ventos adversos" continuam a existir no panorama mundial"

Sem comentários:

Enviar um comentário