quinta-feira, 24 de maio de 2012

ATO ADICIONAL - ELOGIOS E RECONHECIMENTO INTERNACIONAIS A ANTÓNIO SEGURO E AO PS

Síntese - O presidente dos Socialistas Europeus, Sergei Stanishev, declarou: "Este passo dado pelo PS em Portugal espelha as discussões tidas hoje entre todos os líderes socialistas europeus. Precisamos de uma forte posição sobre os "eurobonds", o reforço do Banco Europeu de Investimento (BEI), no acesso aos fundos estruturais e um debate claro sobre o papel do Banco Central Europeu (BCE). O roteiro estabelecido pelo PS e pelo António Seguro dá-nos uma agenda clara". TAMBÉM, Hannes Swoboda "É uma excelente ideia combinar o consenso na consolidação orçamental com medidas para o crescimento".
------------------------------------------------
O presidente do grupo dos Socialistas Europeus no Parlamento Europeu, Hannes Swoboda, descreveu hoje o consenso em Portugal sobre um ato adicional ao pacto orçamental como resultado de uma "estratégia inteligente" do PS.
"É uma excelente ideia combinar o consenso na consolidação orçamental com medidas para o crescimento", comentou Hannes Swoboda à agência Lusa em Bruxelas, antes do arranque de um encontro informal de líderes europeus.
Para Swoboda, o "grande trabalho" feito em Portugal pelo PS e o seu líder, António José Seguro, é importante "não só para Portugal mas também para a Europa".
"Sei de muitos países que estão a ir na mesma direção, e esta é a forma de irmos em frente e dizer que combatemos pelo crescimento e emprego", declarou.
Horas antes, durante a tarde de hoje, o Partido dos Socialistas Europeus (PSE) elogiou também o consenso alcançado em Portugal sobre um ato adicional ao pacto orçamental europeu, declarando que o PS coloca em cima da mesa uma "agenda clara" aos parceiros europeus sobre o assunto.
A resolução, dizem os Socialistas Europeus, mostra um compromisso do PS com uma "nova e progressista União Europeia".
"Este passo dado pelo PS em Portugal espelha as discussões tidas hoje entre todos os líderes socialistas europeus. Precisamos de uma forte posição sobre os "eurobonds", o reforço do Banco Europeu de Investimento (BEI), no acesso aos fundos estruturais e um debate claro sobre o papel do Banco Central Europeu (BCE). O roteiro estabelecido pelo PS e pelo António Seguro dá-nos uma agenda clara", declarou o presidente dos Socialistas Europeus, Sergei Stanishev, em mensagem divulgada à agência Lusa em Bruxelas pelo PS.

A reunião do PSE, com a presença de António José Seguro, teve lugar durante a tarde na capital belga, antes de um encontro informal de líderes europeus.
No começo do encontro, Seguro congratulou-se com a “boa notícia” da viabilização, pela maioria PSD/CDS, da resolução do seu partido sobre crescimento e emprego na UE, considerando tratar-se de uma “evolução” do Governo nesta matéria.
"Quero expressar a minha satisfação pela evolução do Governo e pela aproximação às posições do PS no plano nacional e europeu. A abstenção que está anunciada para o projeto de resolução do PS é uma boa notícia e a nossa proposta de adenda para o emprego e crescimento passará a ser a posição de Portugal", declarou António José Seguro.


Sem comentários:

Enviar um comentário