sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

REVISÃO EM BAIXA DO PIB; SÃO -3,3% EM 2012; GOVERNO FALHA METAS, PORQUE ERRA NA AUSTERIDADE

TUDO PIOR QUE O PEC IV - A Comissão Europeia REVÊ EM BAIXA as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, e espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal DIMINUA 3,3 % em 2012. Portugal recebeu até ao mês passado quase 40 mil milhões de euros do empréstimo do FMIe da UE, mais de metade do valor total acordado com as instituições em maio do ano passado. E AGORA? 

"Ajustamento económico português é "difícil e doloroso", reconhece Olli Rehn
O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, admitiu hoje que o processo de ajustamento da economia portuguesa é "difícil e doloroso", embora necessário para o país recuperar competitividade. Disse ainda que a terceira avaliação da 'troika' da aplicação do programa de assistência financeira em Portugal permitirá a Bruxelas ter uma "visão mais clara" do panorama económico do país.
"Nas últimas duas décadas, Portugal perdeu competitividade estrutural", sublinhou o comissário, lembrando que as dificuldades da economia portuguesa começaram antes da entrada em vigor do programa de ajustamento acordado com a 'troika'.
Olli Rehn falava aos jornalistas em Bruxelas, na conferência de imprensa de apresentação das previsões intercalares do executivo comunitário para o período que separa o inverno da primavera.
No documento, a Comissão Europeia revê em baixa as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, e espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminua 3,3 por cento em 2012.
Avaliação da 'troika' permitirá "visão mais clara" da situação portuguesa
"Espero que [a avaliação da 'troika'] esteja concluída na próxima semana. Estas análises são muito importantes porque permitem-nos ir mais além e compreender a fundo as perspetivas" do país, declarou Rehn.
O comissário falava na conferência de imprensa de apresentação das previsões intercalares do executivo comunitário para o período que separa o inverno da primavera, nas quais a Comissão Europeia revê em baixa as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, e espera agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminua 3,3 por cento em 2012.
A missão conjunta do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu iniciou há uma semana a terceira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal.
Os técnicos liderados por Poul Thomsen (FMI), Jrgen Krger (CE) e Rasmus Rffer (BCE) deverão permanecer em território nacional, a avaliar as metas do programa português, durante cerca de duas semanas, para decidir se recomendam ou não o desembolso da quarta tranche do empréstimo a Portugal.
Portugal recebeu até ao mês passado quase 40 mil milhões de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, mais de metade do valor total acordado com as instituições em maio do ano passado.
A 'troika' irá analisar de perto as reformas estruturais, a reestruturação do Setor Empresarial do Estado, as dívidas por pagar há mais de 90 dias e o panorama macroeconómico, entre muitos outros aspetos. "
Com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário