terça-feira, 8 de novembro de 2011

INAUGURAÇÃO DA IGREJA DO VISO:LANCEI A 1ª PEDRA EM 10/01/ 2010


LANCEI A 1ª PEDRA EM 10/01/2010

Lancei a primeira pedra desta obra em 10 de Janeiro de 2010 na preseça do Presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, e de D.Elidio Leandro, Bispo de Viseu.
É um projecto totalmente novo e que nada tem a ver com o que foi assinado em 2002 com o secretário de estado do PS José Augusto Carvalho, porque os promotores desistiram do projecto inicial. Como deputado, conjuntamente com Miguel Ginestal e Acácio Pinto, acompanhámos a nova candidatura, primeiro numa reunião em Lisboa com o secretário de estado Eduardo Cabrita e os membros da do Vicariato do Viso. Depois aconteceram outras reuniões que conduziram à aprovação da candidatura por Eduardo Cabrita.

ASSINATURA EM 6/10/2008

Acácio Pinto, como Governador Civil assinou com o vicariato do Viso, em representação do governo, o contrato de financiamento no montante de 498.687 euros. Foi no salão nobre do Governo Civil, no dia 6 de outubro de 2008, quando era secretário de estado, responsável pela área, Eduardo Cabrita, que aprovou e homologou o processo.
Coube-me a mim como secretário de estado da Administração Local dar prioridade à obra, financiá-la e autorizar os pagamentos, todos feitos pelo orçamento do Estado e não por qualquer candidatura do QREN. Só lembro isto, porque na cerimónio, por lapso, ninguém o fez. Outros tempos!

COM BASE NO TEXTO DE ACÁCIO PINTO"Foram muitos os que se envolveram neste sonho e tantos, tantos outros os que se empenharam na sua operacionalização.
Nesta oportunidade dou os parabéns aos padres Armando e Nuno, os obreiros destes últimos tempos, ao padre Sílvio, o sonhador, aos inúmeros membros das comissões de angariação de fundos, à vontade congregada das gentes do vicariato do Viso, aos autarcas municipais, de que destaco Fernando Ruas, e das freguesias de Ranhados e Rio de Loba e aos governantes que se envolveram diretamente no processo. Creio não correr o risco de falta de isenção se disser que, de Viseu, José Junqueiro foi o deputado e governante com a maior quota parte ao alavancar este impulso final do projeto e obras, sem qualquer desprimor para o trabalho de José Cesário e de Almeida Henriques e, quiçá, outros. Aliás, bem me lembro da manhã fria e com neve, de 10 de janeiro de 2010, quando José Junqueiro, como secretário de estado, e na presença de D. Ilídio e Fernando Ruas lançou a primeira pedra desta Igreja.
Pela minha parte, como governador civil, tive a honra de assinar com o vicariato do Viso, em representação do governo, o contrato de financiamento no montante de 498.687 euros. Foi no salão nobre do Governo Civil, no dia 6 de outubro de 2008, quando era secretário de estado, responsável pela área, Eduardo Cabrita, que aprovou e homologou o processo e, afinal, acendeu, de novo, esta luz. Essa cerimónia contou com a presença, entre outros do Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, dos padres Armando e Nuno, do eng. José Manuel Oliveira, em representação da CCDR Centro, dos deputados José Junqueiro e Miguel Ginestal e do vereador da câmara municipal de Viseu, António Cunha Lemos."















Sem comentários:

Enviar um comentário