terça-feira, 30 de agosto de 2011

A PRESTAÇÃO DA CASA PODE DESCER COM A REDUÇÃO DA EURIBOR

Marta Marques Silva

Os futuros da Euribor antecipam cortes na prestação da casa que, na pior das hipóteses, deve ficar estável até Junho de 2012.

O mercado de futuros sobre as taxas Euribor prevê uma descida da prestação da casa para quem revê o contrato já em Outubro. A concretizarem-se os valores a que os futuros negoceiam, a prestação cairá quatro e sete euros, para quem tem como indexante a Euribor a seis e a 12 meses, respectivamente. "Descontos" que, para quem revê a prestação em Abril, podem chegar aos 30 e 20 euros, respectivamente, ou aos 13 euros no caso de ter o crédito à habitação indexado à taxa Euribor a três meses (crédito de 120.000 euros, a 20 anos, com 1% de ‘spread').

De acordo com a Reuters, os futuros sobre a Euribor estão a descontar uma probabilidade de 30% de que o Banco Central Europeu corte a taxa de juro de referência no primeiro trimestre de 2012. No entanto, o consenso do mercado parece apontar apenas para uma manutenção dos juros até, pelo menos, o segundo semestre do próximo ano. Ou seja, na pior das hipóteses a prestação da casa não sobe até Junho de 2012. Boas notícias para os portugueses, a braços com aumentos de impostos, cortes salariais, contribuições especiais, cortes nos benefícios sociais, subida nas facturas da electricidade, gás e transportes. Um sem fim de sacrifícios que conhecem agora uma excepção imprevista.

Os dados macroeconómicos revelados em Agosto antecipam um crescimento abaixo do que era, até então, esperado na zona euro para 2012, e Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, já informou que as pressões inflacionistas estão a ser reavaliadas.

A maioria dos economistas não acredite no corte de juros por parte do BCE - até porque "seria um reconhecimento de que cometeram um erro quando aumentaram os juros ainda em Julho e porque o actual nível das taxas permanece expansionista", nota Nuno Serafim, director-geral da IG Markets para a Península Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário