sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DÍVIDA - OS 5 MAIS PRESSIONADOS ESTA SEMANA

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

A pressão esteve quarta-feira (10 de agosto) concentrada na Itália, Espanha, Bélgica, Grécia e França no mercado dos credit default swaps. Foi nestes 5 países que mais subiu hoje o risco de incumprimento

Apesar das intervenções massivas do Banco Central Europeu no mercado secundário dos títulos da dívida soberana, a reacção dos investidores no mercado dos credit default swaps ligados a essa dívida foi de enorme nervosismo em relação a cinco membros da zona euro. Estes 5 países lideraram na quarta-feira as subidas do risco de default (incumprimento), segundo o monitor da CMA DataVision para mais de oito dezenas de países.

Espanha e Itália, os dois membros da zona euro nos holofotes desde a cimeira extraordinária da União Europeia em Bruxelas a 21 de julho, estão no centro do nervosismo dos investidores.

O risco de default de Itália subiu de 26,1% para 28,9% e o de Espanha de 25,91% para 28,73%. A Itália encontra-se actualmente ligeiramente acima de Espanha em matéria de nível de risco.

A Bélgica viu o seu risco agravar-se de 19,2% para 21,08%.

A Grécia, que lidera internacionalmente o ranking do risco de default, subiu de 75,79% para 76,59%.

Se compararmos a evolução do nível de risco da Bélgica e da Espanha em relação ao 3º trimestre de 2010, verificamos que os "saltos" foram de 10,9% para 21,08% no caso da Bélgica e de 6,8% para 14,10% no caso de França. Neste último caso duplicou. No caso da Bélgica para lá caminha


Risco de França duplicou em um ano -.O "clube" da bancarrota - o TOP 10 dos países com maior probabilidade de entrar em default da sua dívida - conta com 5 membros da zona euro: Grécia, que lidera, Portugal em 4º lugar, Irlanda na 5ª posição, Itália na 8ª e Espanha na 9ª. O clube conta, ainda, com a Hungria, que é membro da União Europeia, nos 10º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário