Desloquei-me à cidade de Tarouca, a convite do Presidente Mário Ferreira, para presidir ao Dia do Emigrante que, por decisão unânime da Câmara e Assembleia, ficou marcado a 10 de Maio.
A comunidade portuguesa na Suiça era a mais representada e trazia o presidente do Clube Português de Engadina.
Da parte da manhã depositámos flores no monumento ao emigrante, assistimos a uma missa ao ar livre, participada pelo grupo coral dos portugueses na Suiça, e depois seguiu-se a tradicional confraternização à hora do almoço.
O Presidente da Câmara usou da palavra, seguindo-se o Presidente do Clube Português de Engadina e eu encerrei.
Foram dirigidas palavras de apreço e simpatia e tive ocasião de lembrar, a propósito da "geração à rasca", que aqueles emigrantes que ali estavam sabiam bem o que foram tempos difíceis e quanta coragem e determinação foram precisas para organizarem e vencerem nas suas vidas lá fora. Hoje estão bem, com todas as condições de educação e assistencia para os filhos.
Da parte da tarde ealizaram-se várias actividades culturais abertas a toda a população.
Estiveram presentes os deputados do PS eleitos pelo circulo de Viseu, bem como parte dos actuais candidatos, o representante do Governo Civil, auatarcas, directora do Centro de Emprego de Lamego e demais entidades e autoridades civis, militares e religiosas.
Sem comentários:
Enviar um comentário