sábado, 16 de abril de 2011

VISEU PAGARÁ PORTAGENS “COR DE LARANJA”.

As palavras de Miguel Relvas, Secretário-Geral do PSD, sobre as portagens na A25:
“Nesta matéria tem que existir um princípio de exigência e seriedade. E o princípio tem que ser o do utilizador-pagador. Não se pode pagar numas regiões do país e não pagar noutras”.
Escrevi sobre a matéria várias vezes denunciando a hipocrisia do PSD no distrito de Viseu por afirmar aqui uma coisa e outra em Lisboa, nomeadamente os seus Deputados. Lá, em Lisboa, a favor, aqui, em Viseu, contra, nomeadamente na Assembleia Municipal.
Foi, como se sabe, no acordo PS-PSD para viabilização do orçamento que o PSD exigiu que o interior desfavorecido fosse tratado como o litoral desenvolvido.
E o PSD nem tão pouco queria acordar a excepção para o trânsito local frequente, com base no princípio da discriminação positiva. Foi, pelo nosso lado, uma contrapartida conseguida, muito a custo, diga-se.
Voltando ao “princípio de exigência e seriedade”, de Miguel Relvas, creio que o mesmo se pratica e não se propala. Avalio a incomodidade que estas afirmações provocaram no PSD, nos seus mais altos representantes e nos autarcas que se assumiram contra as portagens.
Deixou, portanto, de ser arma de arremesso contra o Governo, porque funciona, agora, como “boomerang”; e a imposição de portagens na A25, A23, A24 ou Via do Infante tem a assinatura exclusiva de Passos Coelho e do PSD.
Por que motivo o PSD não assumiu publicamente as suas decisões? Certamente pelo mesmo que permitiu a Passos Coelho omitir durante semanas que, afinal, o seu conhecimento sobre o PEC IV não se resumia a um telefonema, mas a uma longa reunião com o Primeiro-Ministro na sua residência oficial; talvez o mesmo que explique manter escondido “atrás dos arbustos” o conjunto de propostas concretas e alternativas ao PEC cujo chumbou liderou na AR.
Falta de preparação, de sentido de Estado, facilidade em escusar-se às responsabilidades, leviandade nas decisões, apoucamento do esforço de Portugal e dos portugueses; tudo, no seu conjunto, revela impreparação, imaturidade e irresponsabilidade de Passos Coelho e do PSD.
Fica clara, em definitivo, com Miguel Relvas, a decisão do PSD: Viseu pagará portagens “cor de laranja”.
JC 2011-04-15

Sem comentários:

Enviar um comentário