sexta-feira, 29 de abril de 2011

JOSE JUNQUEIRO VISITOU 3ª FEIRA DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E EMPREGO.

Desloquei-me ao concelho de Moimenta da Beira, a convite do Presidente do Agrupamento de Escolas e do Presidente da Câmara, José Eduardo, para participar na 3ª Feira de Educação, Formação, Qualificação e Emprego.
O Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira vai realizou este evento dedicado à educação, à formação, à qualificação e ao emprego, procurando responder às necessidades de qualificação sentidas na região.
Esta mostra está organizada em temáticas diárias, tendo sido o dia 28 dedicado aos Centros Novas Oportunidades e Empresários, onde se vai tratar a temática “Melhor Qualificação Maior Empregabilidade”, e decorrerá uma cerimónia de entrega de Diplomas a formandos certificados pelo Centro Novas Oportunidades de Moimenta da Beira.
Foi o primeiro CNO a ser criado e desde então formou mais de cinco mil alunos. Todos eles viram aumentados e reconhecidos os seus conhecimentos, contribuindo desta forma para o robustecimento da sua auto-estima e para entrar no mercado de trabalho ou melhorar a sua situação profissional dentro deste.
Todos os que na oposição, sobretudo PSD e CDS, quiseram apoucar este esforço, a ousadia de voltar à escola para serem melhores cidadãos, mais informados e qualificados, cai por terra com esta realidade.
Salientei a evolução do ensino técnico-profissional na escola pública, a modernização física e tecnológica em todos os equipamentos escolares, colocando professores, alunos, funcionários e famílias ao nível dos melhores padrões dos países desenvolvidos.
Falei de uma Escola de qualidade, uma Escola com recursos tecnológicos, uma Escola para todos e uma Escola com bons resultados.
Dei o exemplo do reconhecimento internacional das escolhas da OCDE e do relatório PISA, sublinhando que os critérios de avaliação são internacionais e os mesmos para todos os países.
Estavam representados os Politécnicos de Viseu, Bragança, Vila Real, o Piaget, a Escola de Hotelaria e Turismo, produtores, comerciantes, e várias Escolas de Ensino Técnico-Profissional a par dos alunos das escolas públicas com trabalhos próprios e que passavam, entre outros, desde a saúde, restauração, física e química, robótica e informática até à astronomia.

Curiosamente nenhum destes alunos sente dificuldades no mercado de trabalho dizendo, com boa disposição, quando lhes perguntei, que não faziam parte da “geração à rasca”. E a explicação é simples: as suas áreas de formação têm procura no mercado de trabalho em que se inserem rapidamente.

Estiveram presentes os Deputados Acácio Pinto e Paulo Barradas, os responsáveis do CTOE de Lamego, da GNR, da Delegação Regional do IEFP, da Protecção Civil, autarcas e demais entidades locais e regionais.


 


























Sem comentários:

Enviar um comentário