quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

INDÚSTRIAS PORTUGUESA E EUROPEIA CONTINUAM A DAR SINAIS DE RETOMA

As novas encomendas às fábricas na zona euro cresceram 14,8% em Outubro, face a igual mês do ano passado.
O gabinete de estatísticas europeu revelou hoje que o índice das novas encomendas à indústria registou uma progressão homóloga de 14,8% na zona euro e de 14,3% nos 27 países da União Europeia em Outubro.
Os melhores desempenhos pertenceram à Estónia e à Lituânia, onde os novos pedidos às fábricas aceleraram 58% e 51%, respectivamente. A Dinamarca, por sua vez, foi o único país que apresentou um desempenho negativo nesse mês.
Em Portugal, os novos pedidos à indústria cresceram 6,1% face a Outubro de 2009, ainda segundo o comunicado hoje emitido pelo Eurostat.
Em termos mensais, as novas encomendas à indústria cresceram 1,4% na zona euro e aumentaram 0,6% na UE27, após as quebras mensais sofridas em Setembro de 4,2% e 2,5%, respectivamente.
Em Portugal, as encomendas avançaram 0,9% em Outubro, comparativamente a Setembro, em que tinham diminuído 3,9%.
Preços na produção industrial continuam em alta

Num outro comunicado, também hoje divulgado, o gabinete de estatística comunitário anuncia que o índice de preços na produção industrial na zona euro subiu 4,5% em Novembro, face ao mesmo mês do ano passado. No conjunto da União Europeia, os preços aceleraram 4,8% nesse período.
No que toca a Portugal, os preços na produção têm vindo a acelerar nos últimos seis meses, tendo registado uma subida homóloga de 4,4% em Novembro.
Em termos mensais, o índice avançou 0,3% na zona euro e 0,5% nos 27.
A nível nacional, os preços à saída das fábricas portuguesas progrediram 0,4% em Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário