quarta-feira, 14 de julho de 2010

SCUTs e a CHANTAGEM DO PSD



O Governo de José Sócrates construiu milhares de quilómetros de estradas nestes dois mandatos. Só 30% são auto-estradas. Os restantes 70% são estradas normais, modernas e seguras, e 90% ficaram localizadas no interior.O sistema SCUT permitiu mais coesão territorial e social, potenciou a actividade empresarial e comercial e permitiu que esta acontecesse em zonas tradicionalmente isoladas. Viana, Vila Real, Ponte de Lima, Trofa, Oliveira de Frades, Mação, todos os concelhos do Algarve e tantos outros sentem esta diferença.
O Plano Rodoviário Nacional, aprovado por unanimidade na Assembleia da República, foi antecipado pelo menos 20 anos. As actuais gerações e as futuras têm assim novas e mais ousadas oportunidades. Pagaremos todos estas novas janelas de oportunidade que resultam de uma estratégia com futuro.
As mortes nas estradas diminuiram: de mais de 2000 passaram a menos de 800 e terminou o calvário de milhares de famílias. Hipocritamente - ou talvez não - a vida humana não é lembrada nem valorizada na discussão pública.
As SCUTs são, portanto, um bem e não um mal.
No interior ninguém anda no Metro de Lisboa ou do Porto, nos transportes ferroviários sub urbanos, na linha de Sintra ou de Cascais, não atravessa o Tejo na Soflusa...mas são pagos com os seus impostos...também...dão prejuízo material...mas o serviço público é assim. Portanto, menos hipocrisia e mais solidariedade é o que o país necessita.
E HIPOCRISIA E FALTA DE SOLIDARIEDADE têm Pedro Passo Coelho e o PSD ao fazerem chantagem e obrigarem o Governo a introduzir portagens em regiões totalmente desfavorecidas.
E a chantagem existe, porque o Governo tudo suporta para evitar uma crise política no meio da crise financeira em nome de Portugal e dos Portugueses.
É, mais uma vez, José Sócrates a enfrentar os desafios e a puxar pelo país positivo onde necessitamos de encontar trabalho para todos aquelse que o procuram.

Sem comentários:

Enviar um comentário